Como funciona o Ponto Eletrônico?
O sistema de ponto eletrônico é uma ferramenta informatizada projetada para registrar de forma automática e precisa a jornada de trabalho dos colaboradores. Substituindo métodos tradicionais como o livro de ponto manual ou o relógio cartográfico, essa tecnologia utiliza dispositivos eletrônicos para capturar os horários de entrada, saída e intervalos. O registro pode ser feito de diversas maneiras, incluindo biometria (digital ou facial), cartões de proximidade, senhas ou até mesmo por meio de aplicativos em smartphones e computadores. Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!
A implementação de um sistema de ponto eletrônico surgiu da necessidade das empresas por mais segurança, praticidade e precisão no controle das horas trabalhadas. Métodos antigos eram frequentemente suscetíveis a erros, rasuras e fraudes, como a marcação de ponto por um colega. Com a tecnologia eletrônica, esses problemas são drasticamente reduzidos, pois os registros são feitos de forma individual e armazenados digitalmente, garantindo a integridade e a veracidade das informações.
Como Funciona e Quais os Tipos de Sistema
O funcionamento do ponto eletrônico se baseia em três componentes principais: o terminal de registro (coletor), o software de gerenciamento e a comunicação entre eles. O colaborador realiza a marcação no terminal, que captura o horário exato e envia essa informação em tempo real para um sistema central. Esse software, por sua vez, consolida os dados, calcula as horas trabalhadas, horas extras, banco de horas e gera relatórios detalhados, que podem ser integrados a sistemas de folha de pagamento.
A legislação brasileira, modernizada pela Portaria 671/2021 do Ministério do Trabalho e Previdência, regulamenta o uso do ponto eletrônico e classifica os sistemas em três tipos principais:
REP-C (Registrador Eletrônico de Ponto Convencional): É o tradicional relógio de ponto físico, instalado na empresa. Ele precisa ser homologado pelo INMETRO, possui um mecanismo impressor para emitir comprovantes e não permite alterações nos registros armazenados. Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções
REP-A (Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo): Engloba sistemas que operam online, como softwares e aplicativos. Sua adoção, no entanto, deve ser autorizada por meio de Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.
REP-P (Registrador Eletrônico de Ponto via Programa): É a solução mais moderna, que inclui softwares que podem ser executados em servidores dedicados ou em nuvem. Permite o registro por meio de computadores, tablets ou celulares, sendo ideal para equipes em home office ou externas, e emite comprovantes de forma eletrônica ou impressa.