Como Melhorar a Qualidade de Contratação e Recrutamento

Como Melhorar a Qualidade de Contratação e Recrutamento

Quando isso acontece, saiba que não é o fim do mundo. Há muitas maneiras de melhorar a qualidade das contratações. Na JPeF Consultoria de recrutamento e seleção & recursos humanos, temos vasta experiência em processos de recrutamento e aquisição de talentos , por isso estamos cientes das ações necessárias para lidar com essa situação. Se você quer saber como melhorar a qualidade das contratações , neste artigo, verificaremos os melhores métodos para isso. 

Um dos maiores medos de quem trabalha com recrutamento é promover a contratação de alguém que acabe não tendo um bom desempenho na função. Imagine que, alguns meses após a contratação de um novo funcionário, o responsável pela avaliação de desempenho dos funcionários informe que a pessoa que entrou na empresa por meio do seu processo não está apresentando o desempenho esperado. Não é exatamente uma sensação boa, não é? 

Em qualquer processo de recrutamento, durante a fase de avaliação dos candidatos, todos os recrutadores têm uma descrição detalhada das habilidades e conhecimentos necessários para a vaga disponível. No entanto, todos os requisitos dessa lista são igualmente importantes? Na maioria dos casos, haverá alguns requisitos que serão especialmente importantes para a vaga e para a empresa.

Não ter as prioridades claramente definidas faz com que você preste mais atenção do que o necessário a aspectos secundários. Essa é uma das principais causas da baixa qualidade das contratações. Portanto, o gerente de contratação deve classificar todos os critérios de contratação para que a equipe possa se concentrar nos requisitos de acordo com sua importância.

Nesse caso, você precisa se certificar de incluir conhecimentos e habilidades, características diretamente relacionadas a um bom desempenho no cargo. Da mesma forma, não se esqueça da personalidade e do comportamento, características diretamente relacionadas às relações humanas e à cultura organizacional da empresa.

Uma prioridade será todos os aspectos essenciais para um bom desempenho na posição. Tenha em mente que haverá aspectos que seriam bons de se ter, mas que podem ser aprendidos dentro da organização. Nesse sentido, não se esqueça de que a qualificação e a requalificação são elementos-chave para a satisfação dos funcionários.

2. Avalie a motivação do candidato
Frequentemente, quando a área de Recursos Humanos avalia o desempenho dos funcionários, percebemos que o desempenho de alguns novos funcionários não é dos melhores. No entanto, as habilidades e os conhecimentos demonstrados nos diferentes exames do processo seletivo eram ideais para a vaga. O que aconteceu? Uma das causas geralmente é a motivação.

Na maioria dos casos, a motivação é um aspecto negligenciado durante o processo de recrutamento. Toda a atenção tende a se concentrar nas habilidades interpessoais e técnicas do candidato . No entanto, um funcionário sem motivação terá um desempenho muito baixo. Por esse motivo, você precisa avaliar a adequação do candidato à cultura, filosofia e estilo de trabalho da empresa. Esses são elementos que afetam a motivação do funcionário a longo prazo.

Por outro lado, embora candidatos com muitos anos de experiência na área sejam atraentes, eles são os mais propensos a perder a motivação no mercado de trabalho. Isso é inevitável com o passar dos anos. Não prestar atenção suficiente a esses detalhes relacionados à motivação afetará negativamente a qualidade da contratação.

3. Identifique seus preconceitos
Todos os recrutadores sabem que talento não tem nada a ver com aparência, gênero ou nacionalidade. No entanto, absolutamente todos os recrutadores tendem a ter preconceitos. Estes são resultado da nossa educação e experiências pessoais, portanto, são parte intrínseca da nossa forma de pensar. Podem ser preconceitos positivos ou negativos, mas, no fim das contas, impedem que tenhamos um processo de recrutamento imparcial.

Para controlar esse problema, você precisa identificar os diferentes tipos de viés no recrutamento . Você encontrará uma grande variedade, então precisa se familiarizar e estar ciente deles. Depois de reconhecê-los, é hora de realizar uma autoavaliação para identificar quais são os principais vieses que você tende a demonstrar. Se você for sincero nessa avaliação, estará ciente dos vieses que podem comprometer seu processo. Isso ajudará você a manter uma melhor avaliação dos candidatos e a melhorar a qualidade da contratação.

4. Use a ajuda de um bom ATS
Os ATSs são elementos-chave para qualquer área de Recursos Humanos ou agência de aquisição de talentos. Integrar um bom sistema de ATS aos seus processos de recrutamento aumenta a qualidade da contratação. Esses sistemas podem agilizar seus processos e liberar os recrutadores para que possam avaliar cada candidato com um pouco mais de atenção. A boa notícia é que o mundo de Recursos Humanos não é estranho à tecnologia. Você encontrará uma grande variedade de ATSs.

De fato, agora podemos encontrar softwares de recrutamento que utilizam inteligência artificial para aprimorar a avaliação de candidatos. Alguns dos modelos mais avançados contam com IA capaz de analisar palavras, frases, gestos e outros aspectos semelhantes para uma melhor análise do candidato. Isso pode ajudar você a aproveitar ao máximo as entrevistas.

Agora você conhece alguns dos métodos mais eficazes para melhorar a qualidade das contratações. Nunca se esqueça de que o recrutamento em si é um processo que exige avaliação e aprimoramento constantes.

Na JPeF Consultoria de recrutamento e seleção & recursos humanos, nos esforçamos para alinhar os objetivos de negócios da sua empresa com as melhores estratégias de Aquisição de Talentos disponíveis.  Se quiser saber mais sobre os serviços que oferecemos, não hesite em entrar em contato conosco. 

Compartilhe esse artigo: