Como melhorar a qualidade do processo seletivo?

Como melhorar a qualidade do processo seletivo?

Conhecer os candidatos é apenas metade da batalha quando se trata de contratar profissionais qualificados. É por isso que vamos te contar como aprimorar o processo seletivo. Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!

Mas, para saber o quão bem-sucedidos são seus esforços atuais de recrutamento, você precisa analisar e estudar seus processos e, a partir daí, trabalhar em maneiras de melhorar a qualidade do recrutamento da sua organização.

Melhorar seu processo de contratação é definitivamente um investimento que vale a pena a longo prazo.

11 das nossas melhores dicas para melhorar o processo de seleção

  1. Meça a qualidade atual dos seus processos de seleção

Se você busca melhorar a qualidade dos seus processos seletivos, conhecer e entender sua pontuação atual é um bom ponto de partida. Depois de mensurar a qualidade das suas contratações, você pode definir metas de melhoria: onde você quer estar em seis meses, um ano ou cinco? Elaborar um plano ajudará você a definir prioridades e acompanhar seus resultados.

  1. 2. Colaborar com os diferentes gestores ou chefes de departamento para aconselhamento e melhoria do processo de seleção

Para melhorar a qualidade da contratação, você deve trabalhar em conjunto com os gerentes de departamento desde o início, para conhecer e definir a função que eles precisam.

Dessa forma, você terá uma ideia clara de quem está procurando. Ao colaborar com os chefes de departamento, você garante que estejam alinhados e aumenta a probabilidade de encontrar o candidato certo para a vaga.

Os processos de seleção devem ser colaborativos

  1. Crie uma descrição de cargo clara e precisa

Você pode melhorar a qualidade da sua contratação quase imediatamente se certificar de sempre fornecer uma descrição clara do que é o trabalho e como a empresa funciona.

Ao criar anúncios de emprego atraentes e descrições de cargo detalhadas e tão precisas quanto possível, você terá mais chances de apresentar vagas a candidatos que sejam perfeitos para sua organização.

  1. Coletar os dados corretos como conselhos para melhorar o processo de seleção

Dados pré e pós-contratação são seus melhores aliados quando se trata de melhorar a qualidade das contratações em sua organização.

Ao coletar os dados certos e usá-los para tomar decisões de contratação sólidas e apoiadas por dados, você pode melhorar a qualidade das contratações ao longo do tempo.

Por exemplo,  a análise preditiva  pode ser usada para selecionar candidatos com uma pré-triagem, ajudando você a tomar decisões de contratação mais inteligentes e rápidas.

Os dados pós-contratação vêm na forma de avaliações de desempenho de gerentes, bônus e quaisquer métricas relacionadas ao desempenho de um funcionário, como aumento nas vendas.

  1. Aproveite a inteligência artificial

Muitas empresas estão começando a aproveitar a inteligência artificial (IA) durante o processo de contratação para tomar decisões de contratação mais inteligentes.

As empresas que usam IA observaram  uma redução de 35% na rotatividade de funcionários,  pois ela ajuda a alinhar melhor os candidatos certos com as funções certas e melhora a qualidade da contratação.

Você pode aproveitar a inteligência artificial para ajudar na publicação de vagas, triagem de currículos, avaliação de candidatos em potencial e previsão de futuras necessidades de pessoal.

Isso ajudará você a desenvolver um processo de contratação mais inteligente e eficiente, além de economizar uma quantidade significativa de tempo e dinheiro.

  1. Envolver a equipe como um conselho para melhorar o processo de seleção

Sempre que possível, você deve tentar envolver a equipe para a qual está contratando uma nova pessoa. Eles conhecem o dia a dia da empresa e onde estão as verdadeiras necessidades da equipe.

Dê a eles a oportunidade de interagir com os candidatos para ver como é a dinâmica e ajudar a avaliar se eles são adequados para a organização. Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você.

Isso ajudará a garantir que você permaneça completamente objetivo em seus esforços de recrutamento e que o candidato esteja na mesma página que a equipe da qual fará parte.

  1. Avalie se os candidatos se encaixam na cultura da sua empresa

Um novo funcionário pode atender a todas as qualificações e possuir todas as habilidades necessárias para o cargo e, ainda assim, não ser uma boa opção para a empresa.

Ao contratar para um novo cargo, você deve avaliar se os candidatos se encaixam bem na cultura da sua empresa.

Para isso, você pode realizar testes de julgamento situacional, reuniões informais e dias de teste. Ao contratar alguém que se encaixa bem na cultura corporativa, você não só melhora a qualidade da contratação, como também eleva o moral e a produtividade.

  1. Tome decisões objetivas de contratação como conselho para melhorar o processo de seleção

Uma das melhores maneiras de melhorar a qualidade da contratação é evitar viés na contratação e se comprometer a tomar apenas decisões de contratação objetivas.

Uma boa maneira de garantir que você permaneça objetivo é tomar decisões apoiadas por dados pré-contratação, como avaliações de habilidades.

Além disso, você pode usar inteligência artificial para ajudar no processo de seleção inicial de candidatos.

Isso economizará seu tempo e lhe dará tranquilidade, pois saberá que você permanecerá objetivo em todos os seus esforços de recrutamento.

  1. Organize um dia de teste com os candidatos

Sempre que possível, organizar um dia de teste é uma ótima maneira de ver como os candidatos reagem a situações comuns e como eles se dão com possíveis colegas.

Além disso, você pode testar seus níveis de habilidade atuais e avaliar sua disposição de aprender coisas novas no trabalho.

Este não é um exercício benéfico apenas para o gerente de contratação e a equipe, mas também para o candidato, pois pode ajudá-lo a gerenciar suas expectativas sobre o cargo para o qual está sendo entrevistado.

  1. Tenha um onboarding TOP como dica para melhorar o processo seletivo

A primeira impressão é a que fica, e você só tem uma chance. Uma integração ruim é uma maneira garantida de fazer com que novos funcionários abandonem a empresa rapidinho.

Ao desenvolver um processo de integração de primeiro nível para todas as novas contratações, você pode aumentar a retenção de funcionários e melhorar a qualidade geral da contratação em sua organização.

Na verdade, é mais provável que  69% dos funcionários  permaneçam em uma empresa por pelo menos três anos se tiverem tido uma experiência de integração realmente positiva.

  1. Revise os resultados e execute melhorias

Após um certo período de tempo, você deve revisar os resultados do seu programa de recrutamento. Isso ajudará você a ter uma ideia de onde melhorou e em quais áreas precisa trabalhar no futuro para continuar melhorando os processos de seleção da sua empresa.

Recomendamos que você revise o programa anualmente para garantir que seus esforços estejam valendo a pena e criando mudanças reais e impactantes.

Fazer isso lhe dará a oportunidade de refinar e melhorar a qualidade dos seus processos de seleção e aumentar a probabilidade de sucesso.

Tenha em mente que melhorar os processos de seleção não acontecerá da noite para o dia, mas os benefícios a longo prazo valem a pena.

Apesar dos desafios iniciais, todos os seus esforços valerão a pena no longo prazo, com maior retenção, funcionários engajados e melhor recrutamento em todos os níveis e, no final das contas, custos mais baixos para o seu negócio. Na JPeF Consultoria, nos esforçamos para alinhar os objetivos de negócios da sua empresa com as melhores estratégias de Aquisição de Talentos disponíveis.  Se quiser saber mais sobre os serviços que oferecemos, não hesite em entrar em contato conosco.

Compartilhe esse artigo: