Como você pode responder perguntas situacionais?
Perguntas situacionais em uma entrevista de emprego são elaboradas para colocar os candidatos em cenários de trabalho hipotéticos e muito específicos. Elas visam entender como você agiria em uma situação difícil na vaga disponível. É importante ter em mente que cada vaga apresentará um conjunto diferente de desafios e problemas.
É provável que alguns candidatos já tenham experiência em cargos semelhantes. No entanto, o estilo de trabalho diferenciado, a complexidade dos projetos ou a natureza da empresa podem criar situações novas e desafiadoras para cada pessoa. Por esse motivo, os recrutadores devem encontrar o candidato com as melhores chances de enfrentar corretamente as situações específicas da vaga.
Perguntas situacionais vs perguntas comportamentais
Muitas pessoas se referem a perguntas situacionais e comportamentais como se ambos os termos pudessem ser usados indistintamente. Esse é um erro compreensível, visto que ambas analisam as ações do candidato. No entanto, as perguntas comportamentais focam em eventos passados na vida profissional. Aqui, os recrutadores perguntarão sobre eventos em seus empregos anteriores e como você lidou com eles.
Perguntas comportamentais geralmente começam com: "Conte-me sobre uma ocasião em que você..." ou "Você já...". Por outro lado, perguntas situacionais focam em eventos hipotéticos que as pessoas podem encontrar se conseguirem o cargo. Geralmente, começam com: "Imagine que você..." ou "O que você faria se..."
A complexidade de situações hipotéticas
Em geral, perguntas situacionais colocam os candidatos em cenários imaginários que podem ser novos, complexos e difíceis de enfrentar. Nesses casos, as pessoas não podem se beneficiar da experiência anterior, pois são eventos que nunca presenciaram. Os recrutadores analisarão sua capacidade de pensamento crítico e a maneira como você lida com situações complexas .
Exemplos de perguntas comportamentais
Já exploramos o conceito de perguntas situacionais e o que as torna tão difíceis de responder. Agora é hora de entender o formato que essas perguntas geralmente assumem durante a entrevista. Lembre-se de que elas variam dependendo dos desafios específicos que cada cargo apresenta. Estas são algumas das perguntas mais utilizadas:
- Imagine que você tem muitas tarefas importantes para concluir (você recebe uma lista resumida). Como você as priorizaria?
- Imagine que você precisa concluir um projeto (eles fornecem as características). Como você o abordaria?
- Imagine que você tem um desentendimento com um colega de trabalho sobre um projeto. Como você lidaria com isso?
- Imagine que você não se dá bem com um colega de trabalho, mas precisa trabalhar com ele em um projeto. Como você lidaria com a situação?
- O que você faria se dois membros da sua equipe tivessem maneiras muito diferentes de abordar um projeto?
- O que você faria se uma pessoa na equipe que você lidera cometesse um erro grave em um projeto?
- O que você faria se recebesse um prazo específico para concluir um projeto e, de repente, o cliente reduzisse o tempo pela metade?
- O que você faria se a gerência da empresa rejeitasse um projeto no qual você trabalhou muito?
- Como você lidaria com uma situação de baixo moral na sua equipe?
- Como você lidaria com um cliente chateado?
Como você pode responder perguntas situacionais?
Perguntas situacionais sempre representam um desafio. Nesse caso, os recrutadores querem verificar sua capacidade de analisar e avaliar situações específicas que certamente serão problemáticas. Além disso, essas perguntas variam significativamente dependendo da vaga, portanto, não é possível usar uma fórmula única para respondê-las corretamente.
No entanto, às vezes você pode usar situações passadas para responder a essas perguntas. Embora lhe perguntem o que você faria em um cenário hipotético específico, você pode responder com a forma como agiu anteriormente em eventos semelhantes. Aqui, você pode usar a técnica STAR para oferecer uma resposta organizada.
Claro, isso só funcionará com situações com as quais você já esteja familiarizado. O que fazer se a pergunta o levar a uma situação completamente nova? Nesse caso, você precisa prestar muita atenção às perguntas e visualizar o cenário em que elas o colocam. Avalie a situação cuidadosamente. Lembre-se de que você precisa usar seu pensamento crítico. Tente formular uma resposta sem demonstrar hesitação.
Agora você sabe o que são perguntas situacionais em entrevistas de emprego. Se você realmente quer manter um bom desempenho em uma entrevista, precisa se preparar para as perguntas com antecedência.
Na JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção, nos esforçamos para alinhar os objetivos de negócios da sua empresa com as melhores estratégias de Aquisição de Talentos disponíveis. Se quiser saber mais sobre os serviços que oferecemos, não hesite em entrar em contato conosco.