Comunicação não verbal em entrevistas de emprego
Quando você começa a se preparar para uma entrevista de emprego, a primeira coisa que você provavelmente pensa é em atualizar seu currículo, preparar as perguntas mais frequentes da entrevista , pensar no que vai vestir... Uma das coisas com as quais normalmente não nos preocupamos é a comunicação não verbal em entrevistas, e deveríamos, porque também dizemos muito sem falar.
Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!
É importante se preparar para isso se você tende a gesticular muito ou tem tiques repetitivos, já que em uma situação em que você está nervoso, como uma entrevista de emprego, você tende a repetir esses gestos mais, e isso pode criar uma má impressão. É importante estar atento a esses gestos "exagerados" que podem aparecer durante a entrevista para que possamos controlá-los.
Além disso, em entrevistas de emprego falamos desde o primeiro segundo com o nosso corpo, então sempre nos perguntamos como cumprimentar o entrevistador, o que fazer com as mãos, onde colocar as mãos ou os braços... Essa comunicação não verbal pode somar pontos (ou subtraí-los).
Algumas dicas:
- A primeira coisa que sempre fazemos é preparar a nossa imagem, a primeira impressão que as pessoas terão de nós. Cuide da sua higiene pessoal, não use muita maquiagem ou perfume e não use roupas muito chamativas. Recomendamos que você aprenda sobre a empresa e seu perfil para melhor adequar a imagem da empresa.
- Faça contato visual com o entrevistador durante a entrevista. Se você tentar evitar o contato visual, não estará projetando uma imagem de segurança e transparência. Se você achar desconfortável ou muito estressante olhar nos olhos, você pode olhar para a boca ou o nariz.
- Como cumprimentar o entrevistador. Apertos de mão são comuns, então tente não suar as mãos antes de entrar na entrevista e não aperte a mão do entrevistador com muita força. É o primeiro contato que você terá com ele, então demonstre confiança (não muita) e olhe-o nos olhos.
- Postura corporal correta. Não fique encolhido, isso dá uma impressão de insegurança e falta de seriedade. Mantenha as costas retas, olhe para frente e tente não colocar as mãos na mesa se estiver nervoso ou mexendo os dedos. Mantenha uma distância segura do entrevistador para que nenhum de vocês se sinta desconfortável.
A JP&F Consultoria, nossa equipe dedicada busca incansavelmente por meio de nossa rede nacional e global para encontrar os melhores talentos para você.
- Sorrir em uma entrevista de emprego é importante. Todo mundo gosta de ver um sorriso; ajuda a acalmar o ambiente e faz você parecer mais amigável e receptivo. Tente sorrir ao entrar e ao terminar a entrevista, e não fique com uma cara muito séria durante o processo.
- Evite gestos de rejeição. Se estiver nervoso, não coloque as mãos na mesa, mas também não as deixe escondidas o tempo todo, principalmente quando estiver falando, nem entre as pernas como um gesto de insegurança. Não cruze os braços também, pois isso pode transmitir rejeição. Gesticular com as mãos não é algo ruim, mas tente não exagerar, mas certifique-se de que esses gestos estejam alinhados com suas palavras. Essa comunicação não verbal acompanhará e ajudará você a entender melhor sua comunicação verbal.
Impulsione o sucesso do seu negócio! Abrace essa parceria e deixe que a expertise da JP&F em recrutamento e seleção de pessoas impulsione sua busca de talentos para encontrar o candidato certo. Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!