Estratégia de marca pessoal no LinkedIn: o que é?

Estratégia de marca pessoal no LinkedIn: o que é?

Antes de falar sobre como criar uma estratégia de marca pessoal no LinkedIn 2.0 , quero discutir a controvérsia que tenho visto ultimamente sobre o que deve ou não ser compartilhado nesta rede. Você provavelmente já viu comentários como: "Esta rede não é para isso", "Só assuntos profissionais devem ser discutidos aqui".

Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!

A verdade é que não vi nenhum tipo de regulamentação que regule o que deve ou não ser publicado, essa liberdade me parece adequada ( desde que respeitados certos limites ). Com um número tão grande de usuários, há espaço para diferentes tipos de conteúdo. Nem sempre queremos publicar o mesmo tipo de conteúdo, nem gostamos de ler sempre os mesmos tipos de tópicos. Pessoalmente, gosto que haja um pouco de tudo; diversidade é boa. Você sempre terá a opção de consumir ou não o conteúdo que deseja a qualquer momento.

Dito isso, vou contar a minha perspectiva sobre a aplicação de uma estratégia de conteúdo para conseguir um emprego no LinkedIn , seja ele um parceiro, um investidor, um usuário ou um cliente: " O LinkedIn é uma ferramenta para gerar oportunidades profissionais, presentes e futuras." Você quer dar ênfase às pessoas e chamar isso de “Rede de Relacionamentos”, ok, você quer dar ênfase ao posicionamento, visibilidade, reputação, etc. e chamar isso de “Marca Pessoal no Linkedin”, ok. Seja qual for o caso, a maioria de nós espera que o LinkedIn nos traga resultados profissionais, então aja de acordo.

Se você tiver isso em mente, será mais fácil desenvolver uma estratégia de conteúdo forte no LinkedIn que ajudará você a encontrar o caminho de carreira que está procurando ou quaisquer metas profissionais que você definir para si mesmo.

Se você estiver procurando um emprego no Linkedin , pense em cada conteúdo e interação que você compartilha no Linkedin como uma carta de apresentação para uma candidatura espontânea . Seu objetivo é fazer com que alguém se interesse pelo seu perfil e relacione-o a um setor ou área funcional, com a vantagem de poder definir lembretes diversas vezes ao dia.

Algo semelhante acontece se você estiver procurando por clientes; cada pedaço de conteúdo pode ser uma excelente campanha publicitária.

Qual é uma boa estratégia de marca pessoal no LinkedIn?
Uma boa estratégia de conteúdo no LinkedIn é aquela que garante que você esteja bem posicionado e presente de forma mais ou menos consistente na mente de um possível empregador, se estiver procurando trabalho, ou de um possível cliente, se estiver procurando clientes.

Em outras palavras , se um recrutador precisar selecionar um Diretor de Logística, ou um Gerente Administrativo-Contábil (ou qualquer perfil, pense no seu) antes de anunciar uma oferta de emprego, seu nome virá à mente.

Isso é alcançado com uma estratégia de longo prazo , claro, ninguém disse que seria fácil, se fosse todos fariam.

O que eu quero vender no Linkedin? Que imagem eu quero transmitir?
Se você está procurando um emprego no LinkedIn, o que você quer é vender seu perfil profissional, sua experiência, seu know-how. Portanto, suas ações no LinkedIn terão que ter como objetivos: demonstrar que você sabe o que diz saber, demonstrar que você está atualizado e demonstrar que você gosta do que diz saber. No seu perfil do LinkedIn, você se apresenta e diz: "Eu sei disso e daquilo, tenho experiência nisso e daquilo, essas são minhas conquistas..." Ótimo, agora é hora de reforçar tudo isso, demonstrando por meio do valor que você traz para o resto da comunidade. Trata-se de construir confiança e credibilidade.

Quem eu quero alcançar no LinkedIn?
Quem é seu cliente, seu empregador, seu alvo final? Se você estiver procurando emprego no LinkedIn, entre em contato com recrutadores, diretores, chefes de departamento e perfis semelhantes ao seu. Primeiro, esses perfis precisam estar na sua rede. É hora de identificar, pesquisar e gerenciar contatos úteis no LinkedIn.

O que devo postar no LinkedIn?
É aqui que você deve decidir qual será sua linha editorial no Linkedin , ou seja, você vai definir que tipo de informação vai compartilhar, que tipo de artigos vai comentar, que tipo de comentários vai fazer, portanto você também vai decidir que tipo de conteúdo ou comentários nunca vai fazer, mesmo que às vezes sinta vontade de entrar em um tema polêmico. Lembre-se do objetivo de uma boa estratégia de conteúdo no LinkedIn ("que quando um recrutador ou diretor tiver uma necessidade em sua equipe, ele pense em você").

Deixe-me dar um exemplo : como recrutador de TI, eu seleciono principalmente perfis de tecnologia. Neste caso, mencionarei um cara que ocasionalmente compartilha as ofertas que publico, que compartilha artigos sobre novas metodologias de desenvolvimento ágil, que comenta em um post sobre o quão útil a nova versão do Oracle foi, por exemplo.

Se o seu público-alvo for o diretor de TI, você pode compartilhar ou curtir artigos que ele publicou. Será ainda mais útil se você comentar o artigo. Ou mesmo que o artigo não tenha sido publicado, mas você veja que alguém fez um comentário, aproveite para GERAR CONVERSA (anote isso, é superimportante). Grupos do LinkedIn (você vai querer estar em alguns dos grupos onde seus contatos-alvo estão) são outro ótimo lugar para interagir, especialmente se o diretor em que você está interessado iniciar uma discussão.

Independentemente do que você compartilhar, certifique-se de que seja um conteúdo de qualidade que agregue valor. Quanto maior a qualidade do seu conteúdo, mais ele será compartilhado e comentado, portanto, mais visibilidade você terá, mais pessoas você alcançará e mais pessoas se interessarão por você.

Mais uma coisa, sobre isso, é muito bom que você tenha identificado as fontes primárias do conteúdo , para não ficar compartilhando continuamente o que já foi compartilhado, é mais interessante que você vá até a fonte original e compartilhe a partir daí, se você percebeu quantas vezes o conteúdo é duplicado por vários contatos. Você quer projetar uma imagem de um profissional atualizado em sua área, que sabe onde estão as informações interessantes e as disponibiliza para outras pessoas. Compartilhar o que você compartilhou é bom, mas isso não posiciona você tão bem.

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

Quanto você quer/pode participar do Linkedin?
Trata-se de criar um hábito e começar devagar. Vá em um ritmo que seja confortável para você. Não adianta nada você se esforçar ao máximo por um mês; você acabará exausto e provavelmente desistirá. Mas você pode se dar uma hora ou meia hora por dia para ver como se sente, e então pode expandir esse tempo, ou não, dependendo de como se sente.

Para lhe dar uma referência:

Publique seu próprio conteúdo na plataforma Linkedin Pulse : uma vez por mês ou a cada 2 semanas. Criar seu próprio conteúdo é a coisa mais complicada e cara de se fazer, e nem todos podem pagar por isso.

Compartilhar conteúdo de outras pessoas: 2 a 3 vezes por dia pode ser uma boa frequência. Quanto mais você compartilha, mais visibilidade.

Comentar uma publicação: 2 ou 3 vezes por dia. Sempre tentando fornecer um novo ponto de vista. Não se limite a "parabéns, adorei seu post", o que é ótimo, mas se você puder ir um pouco além, melhor ainda.

Quando postar no LinkedIn? A que horas devo postar no LinkedIn? Em que dias devo postar no Linkedin?

Pense em qual horário é mais conveniente para você e pense também em quem você quer conhecer. O horário comercial, e um pouco antes ou depois, provavelmente pode ser uma boa opção para muitos perfis, pois é uma rede profissional, e muitos profissionais se conectam algumas vezes por dia. Se você estiver trabalhando, tome cuidado e não gaste tanto tempo no LinkedIn a ponto de parecer que você não está trabalhando.

De acordo com especialistas em mídias sociais, os melhores dias para postar no LinkedIn são terças, quartas e quintas-feiras.

Tudo isso é teoria, não é uma ciência exata, você poderá ver o que funciona melhor para você.

Quanto à publicação de conteúdo (seu ou não), para o restante de suas interações, é mais fácil, pois seu contato receberá uma notificação se você compartilhar ou comentar o conteúdo dele.

Na JP&F Consultoria, oferecemos serviços de recrutamento e seleção, que incluem uma metodologia de avaliação de competências para cada candidato. Entre em contato conosco para mais informações!

Compartilhe esse artigo: