Head of Operations: Diretor de Operações (COO) o que é?
O que faz um Diretor de Operações? Estamos analisando mais de perto o perfil e as responsabilidades do Diretor de Operações , examinando o papel de um Diretor de Operações em diferentes contextos corporativos. Exploraremos as principais responsabilidades e atribuições de um Diretor de Operações ou Chief Operating Officer (COO) , bem como os conhecimentos e habilidades necessários para esta posição. Falaremos sobre como se tornar um Diretor de Operações e o impacto da área de operações na organização.
Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!
Um diretor de operações é uma das funções executivas com a mais ampla gama de áreas a serem cobertas por um líder dentro da empresa; e ainda com perfis e funções os mais diversos , quando comparados entre diversas empresas. Em alguns casos, ele ou ela é responsável pelas funções operacionais da organização , desde logística, recursos humanos, TI e jurídico até atendimento ao cliente, segurança e serviços gerais.
Mas em outros casos, sua contratação é baseada na necessidade de: executar uma estratégia importante da empresa; liderar um grande processo de expansão; ou servir como aliado do CEO na operação do próprio negócio. Entende-se então que, devido ao seu papel, o diretor de operações pode se tornar o segundo em comando da empresa , reportando-se ao gerente geral (CEO). O CEO é frequentemente descrito como a face interna da empresa, enquanto o CEO é a face externa da empresa.
Ao contrário do que muitos podem pensar, a divisão de operações não está presente em todas as empresas, pois geralmente é decisão do CEO tê-la ou não dentro de sua estrutura organizacional. Porém, quando essa posição existe, ela se torna muito interessante e dinâmica. Na maioria das organizações onde estão presentes, a função do COO é — como observamos no início — garantir a operação eficaz da empresa, incluindo o planejamento e a supervisão de políticas, regras e objetivos.
Isso permite que ele, diferentemente de outros cargos no mesmo nível, se concentre em atividades de curto prazo e operações diárias, o que exige fortes habilidades de liderança, adaptabilidade a mudanças e proatividade daqueles que ocupam a diretoria de operações. Assim, apesar da diversidade de funções de um diretor de operações, para fins deste artigo, descreveremos seu papel dentro da missão mais comum que existe entre as organizações: ser o braço executivo das operações da empresa.
Na JP&F Consultoria, oferecemos serviços de recrutamento e seleção, que incluem uma metodologia de avaliação de competências para cada candidato. Entre em contato conosco para mais informações!
O cargo de Diretor de Operações também é conhecido como:
- Gerente de Operações: Geralmente utilizado em empresas de médio porte, onde o termo “Diretor” não é utilizado, sendo aplicável a cargos de nível superior em empresas multinacionais.
- Vice-presidente executivo de operações – usado quando se reporta a um presidente, geralmente em grandes empresas. Em inglês, esse mesmo nome é Vice-Presidente de Operações (VOP)
- Diretor de Operações (COO): Este é o nome pelo qual ele também é frequentemente conhecido em inglês.
O uso de qualquer um dos títulos dependerá de vários fatores, como: o tamanho da empresa, a linha de subordinação e a cultura da organização. A decisão sobre o nome a ser dado também é influenciada pelo nível com o qual se deseja se comparar dentro do mercado salarial.
Funções do Diretor de Operações em uma empresa e suas principais responsabilidades. Exemplo de descrição de cargo :
Quando falamos sobre "Funções de COO", não é surpresa que, diferentemente de outros cargos, as vagas para Diretor de Operações variem de empresa para empresa. Isso se deve, como ressaltamos no início, à missão que o CEO definiu para quem ocupa o cargo. Embora uma das principais funções do COO seja direcionar as operações da empresa, as responsabilidades variam dependendo dos departamentos ou áreas sob sua liderança.
Entretanto, seu foco sempre será garantir a implementação de ações operacionais para executar as estratégias e objetivos estabelecidos pela empresa. Para fazer isso, você terá várias (não necessariamente todas) das seguintes áreas funcionais sob sua supervisão :
- Financiar
- Recursos Humanos
- Vendas e Marketing
- Comercial
- Logística
- Atendimento ao Cliente (CRM)
- VOCÊ
- Segurança
- Serviços gerais
- Jurídico
Tendo em mente a ampla gama de funções de um gerente de operações , vamos listar abaixo aquelas que melhor descrevem seu papel no gerenciamento das operações da empresa.
Funções do COO. Lista das 10 funções do COO de uma empresa:
- Monitore as operações da organização e faça as mudanças necessárias para atender aos objetivos e projeções de negócios.
- Trabalhar com o CFO para elaborar estratégias que visem alcançar resultados financeiros favoráveis em relação a vendas, lucratividade, fluxo de caixa, fusões e aquisições, sistemas, relatórios e controles.
- Gerar propostas de melhoria dos processos operacionais da organização com base na análise de métricas e KPIs.
- Desenvolver estratégias para atingir as metas de crescimento da organização.
- Implementar estratégias de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM).
- Gerencie orçamentos, previsões e alocação de recursos entre áreas operacionais para garantir que a empresa atinja seus objetivos dentro dos parâmetros financeiros acordados e mantenha a solidez financeira da empresa.
- Implementar atividades que garantam a gestão adequada de mudanças, motivação e desenvolvimento profissional dos funcionários.
- Coordenar com os recursos humanos a execução adequada de políticas e procedimentos para atrair, reter e desenvolver talentos.
- Definir, com os demais membros do comitê executivo, os objetivos operacionais a serem alcançados com base na estratégia geral da empresa.
- Crie alianças, parcerias e relacionamentos estratégicos com clientes, fornecedores, bancos, investidores e outras partes interessadas do negócio.
Por outro lado, como líder, membro do comitê executivo e com um papel estratégico, não podemos ignorar as funções inerentes a um cargo deste nível, que de forma muito específica devem estar orientadas para:
- Defina estratégias.
- Supervisionar a implementação de táticas.
- Seguir.
- Capacitar, motivar e desenvolver a equipe.
- Crie ferramentas de medição.
- Analisar relatórios.
- Gerar propostas.
- Liderar a comunicação e a melhoria contínua.
Se você estiver interessado em se candidatar a um cargo de Diretor de Operações, essas funções lhe darão uma ideia de quais podem ser suas responsabilidades; No entanto, há dois fatores-chave que lhe darão uma ideia mais precisa de qual é a missão deste cargo na empresa. A primeira chave é a estrutura organizacional da empresa, pois ela lhe dará informações sobre as operações básicas da empresa; E a segunda chave é a razão pela qual a função existe na organização, ou por que o CEO decidiu criar essa posição. Obviamente, uma análise muito detalhada da oferta de emprego será necessária para entender qual será sua função.
Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!