Maneiras de manter seus funcionários remotos engajados

Maneiras de manter seus funcionários remotos engajados

Você sabia que o engajamento dos funcionários cai em 40% quando os funcionários se tornam completamente remotos? Quando uma empresa toma a decisão de se tornar completamente remota, o engajamento dos funcionários cai em 40%.

A maioria dos funcionários tem trabalhado completamente remoto nos últimos 2 anos, então isso é algo para realmente pensar. Muitos funcionários remotos se sentem excluídos das comunicações básicas do local de trabalho. Então, a melhor coisa que você pode fazer para gerenciar seus funcionários remotos é manter o nível de comunicação e confiança.

As equipes de hoje estão espalhadas pelo país e pelo mundo. Muitas têm colegas que nunca conheceram pessoalmente ou com quem nunca falaram por telefone. A equipe mais bem-sucedida é quando os trabalhadores remotos tornam uns aos outros facilmente acessíveis e altamente engajados.

25 maneiras de manter seus funcionários engajados

1. Âncoras de aplicação

Se você quiser envolver sua equipe remota, uma das coisas mais brilhantes que você pode fazer é dizer, 5 minutos antes do fim da reunião: "Saia da tela do Zoom, do seu laptop e vá procurar um objeto em algum lugar da sua casa, apartamento, carro, que represente um aplicativo que você está roubando desta reunião ou uma ação que você deseja realizar ao sair desta reunião".

Por exemplo: você pode pedir para alguém pegar um fone de ouvido e dizer: "Depois desta reunião, percebi que, em meu papel de liderança, preciso ser mais cuidadoso ao ouvir você antes de falar".

O cérebro é programado para pegar dados visuais e codificá-los na memória de longo prazo. Essa é uma maneira poderosa de fechar uma reunião com uma nota alta. Isso se tornará uma atividade de engajamento e os funcionários aprenderão uns com os outros .

2. Deixe as expectativas claras

Se você tem gerenciado uma equipe co-localizada ou se é novo no gerenciamento de uma equipe remota, uma das maiores transições é que os cronogramas em torno das expectativas têm que encolher. O nível de clareza de quem está fazendo o quê, como são os entregáveis, qual é o seu feedback sobre o trabalho deles, tudo isso tem que ser levado a um nível muito mais alto.

Precisamos olhar para check-ins e marcos de uma a duas semanas sobre quem está fazendo o quê e quando. Precisamos criar um sistema em que a equipe esteja trabalhando e atendendo às expectativas uns dos outros.

3. Faça comentários abundantes

Você precisa comunicar feedback em excesso e isso não significa necessariamente que você precisa comunicar feedback construtivo em excesso. O que isso significa é que para muitas pessoas é difícil quando você está trabalhando sozinho e distante, então é difícil saber se você está fazendo um bom trabalho ou progredindo.

O progresso é um poderoso motivador humano e a maioria de nós foi condicionada a julgar o progresso com base no feedback que recebemos. Críticas construtivas durante esse um-a-um são aceitáveis, mas precisamos dobrar o feedback positivo orientado ao progresso.

Certifique-se de que sua equipe saiba como dar feedback uns aos outros em vez de receber feedback apenas dos gerentes.

4. Facilite as amizades

A pesquisa dos últimos 10 anos mostra que amigos de trabalho realmente nos tornam mais produtivos. Encontrar coisas em comum com 2-3 indivíduos em nossa equipe e construir uma amizade a partir disso é uma das coisas poderosas que você pode fazer.

Faça isso não apenas para criar um senso de propósito e motivação, mas para criar engajamento também. Os funcionários sentirão que têm um senso de apoio social, mesmo dentro de sua equipe.

5. Estabeleça metas claras

Um fluxo de trabalho caótico ou nenhum método de trabalho em vigor aumentará os níveis de estresse dos funcionários e os fará procurar a próxima oportunidade de trabalho o mais rápido possível. Procure limpar um roteiro do que um funcionário precisa cuidar dentro de um determinado cronograma e manter as equipes responsáveis ​​por seu trabalho, mesmo com supervisão mínima.

Funcionários que desejam progredir profissionalmente , assumir uma posição de gerência ou apenas desenvolver sua marca pessoal são alguns dos principais marcos que qualquer um está buscando obter em seu local de trabalho. Se você não puder oferecer essas oportunidades, seus funcionários ficarão menos motivados a dar o melhor de si.

6. Políticas de Comunicação Interna

Certifique-se de garantir que as interações face a face sejam uma ocorrência diária. A comunicação contínua mantém cada membro da sua equipe ciente do que está acontecendo dentro da empresa.

Isso os mantém conscientemente conectados com seus colegas. 20% das pessoas que estão trabalhando remotamente atualmente consideram que as dificuldades com colaboração são seu problema número um. Mas a realidade é que esses problemas precisam ser resolvidos pelo empregador. É responsabilidade da empresa fornecer todas as ferramentas e políticas necessárias para que o trabalho dentro de uma equipe distribuída não seja diferente do trabalho de escritório.

7. Reuniões individuais

Reuniões pessoais individuais garantem que ninguém se sinta isolado ou excluído. Os gerentes têm tempo suficiente para se concentrar no que cada indivíduo tem a dizer. Uma interação pessoal permite que você se envolva com seus funcionários e ouça ativamente e resolva cada luta ou desejo que eles têm.

Isso mostra que você se importa com eles como pessoas, não apenas como trabalhadores. Por um lado, é a coisa mais importante que você pode fazer para mostrar aos seus funcionários que você está disposto a ouvir e ajudá-los a atingir seus objetivos.

8. Facilite os vínculos

Proponha atividades virtuais de formação de equipe tomem uma xícara de café como fariam em uma sala de descanso ou talvez um happy hour depois do trabalho enquanto discutem todas as coisas malucas que estão acontecendo com suas vidas.

Não há necessidade de resolver problemas para atrapalhar essas reuniões de tempo ocioso. Especificamente, pense em maneiras de envolver seus funcionários e ajudá-los a experimentar novas atividades às quais eles podem ter acesso apenas uma vez na vida. 

9. Cultura do local de trabalho

Crie uma cultura de trabalho real, mesmo remotamente. Dedique uma parte dos esforços da sua empresa para construir uma cultura remota real para seus trabalhadores. Crie um propósito comum e então lidere pelo exemplo.

Tudo deve ser feito com base em um objetivo abrangente, mas começar a trabalhar em direção a esse objetivo é, em última análise, o papel do gerente : orientar as pessoas e servir de modelo.

10. Recompense as pessoas

O reconhecimento dos funcionários está ligado ao engajamento há décadas. É da natureza humana que qualquer um espere pelo menos um agradecimento. Realize eventos especiais como workcations e lembre-se de comemorar cada aniversário e marco.

Tudo isso se soma e faz com que seus funcionários remotos se sintam parte de uma família de verdade, em vez de apenas mais um lugar onde eles interagem com pessoas.

11. Pesquisas de engajamento de funcionários

Falando honestamente, nenhum funcionário jamais será honesto sobre sua experiência quando você estiver falando diretamente com ele. Pesquisas anônimas de engajamento de funcionários foram criadas para resolver esse problema.

Eles ajudam você a fazer perguntas para as quais você não conseguiria uma resposta sincera. Por exemplo, como você gostaria que melhorássemos a cultura da empresa? Qual é o aspecto número um que você gostaria que mudássemos na empresa? O que determinaria você a deixar a empresa?

12. Encante suas equipes

Encante suas equipes assim como encanta seus clientes. Você provavelmente investe uma tonelada de recursos e esforços para garantir que seus clientes estejam felizes e você deve fazer a mesma coisa com sua equipe.

Outro motivo para fazer isso é dar boas-vindas a alguém para comemorar um aniversário de trabalho ou um grande evento pessoal que aconteceu na vida do seu membro da equipe. Esses pequenos tokens de apreciação podem fazer uma grande diferença quando se trata de felicidade no emprego a longo prazo, bem como retenção.

13. Reflitam juntos regularmente

Esta é uma ação que você pode fazer a cada trimestre. Você terá uma retrospectiva no final dos trimestres, na qual poderá recapitular o que foi bem, o que não foi tão bem, bem como o que você quer melhorar para o futuro.

É reservando esse tempo para reflexão que sua equipe consegue realmente avaliar como você está se saindo e responsabilizar todos pelo desempenho da equipe. 

14. Programe encontros casuais

Você pode ter eventos regularmente nos quais você pode sair com outras pessoas de diferentes equipes em um ambiente remoto. Aproveite algumas noites de jogos virtuais ou coisas nas quais vocês podem tomar coquetéis juntos ou algumas outras atividades diferentes que você pode fazer em ambientes de pequenos grupos. 

Muitas pessoas compareciam a essas atividades porque isso lhes daria um lugar para fazer uma pausa durante o dia ou a semana, o que geralmente é um desafio quando você está trabalhando remotamente.

15. Mantenha a equipe atualizada

Em um ambiente remoto, sua equipe vai querer saber onde as coisas estão, tanto com a empresa quanto com o status dos projetos. Eles gostariam de se sentir motivados e inspirados para continuar.

Se você quiser manter sua equipe atualizada e alinhada, recomendo agendar reuniões semanais da equipe e reuniões gerais com toda a empresa.

16. Use o vídeo sempre que possível

Manter sua equipe remota envolvida pode ser desafiador, mas aproveitar o vídeo pode ajudar a tornar reuniões e anúncios um pouco mais envolventes e emocionantes.

É importante ligar sua câmera e escolher vídeo em vez de conversas 'somente de voz'. Usar vídeo durante suas reuniões virtuais ajudará você a ver as expressões faciais de seus colegas de equipe e se conectar com eles em um nível pessoal.

17. Horários das 8 às 5 

Ao gerenciar a força de trabalho remota, o foco deve estar na produção e não no monitoramento de quando os funcionários estão online. Ao trabalhar em casa, os funcionários tendem a se afastar para cuidar de suas tarefas domésticas. Esperar que eles cumpram os mesmos horários que fariam no escritório pode ser desafiador.

Dar a eles a liberdade de trabalhar quando eles têm mais probabilidade de serem produtivos é a melhor maneira de mantê-los engajados. A menos que a presença deles seja essencial em um momento específico, permita que eles escolham seus próprios horários.

18. Atenda às necessidades dos seus funcionários

Quando você se torna remoto, seus funcionários ainda precisarão aprender novas habilidades junto com o trabalho diário que precisa ser concluído. Investir em oportunidades de aprendizado para seus funcionários os inspirará a se engajarem e permanecerem na sua empresa por mais tempo.

Enquanto estiver trabalhando, o aprendizado e o desenvolvimento remotos para seus funcionários podem ser feitos digitalmente. Não é ideal simplesmente substituir seu modelo de treinamento no local por aulas online, onde um instrutor usa software de videoconferência para orientar sua força de trabalho. 

Investir em uma plataforma de e-learning eficiente, projetada deliberadamente para o desenvolvimento profissional virtual, é mais eficiente.

19. Forneça ferramentas confiáveis

A tecnologia de hoje é tão avançada que podemos trabalhar de quase qualquer lugar do mundo perfeitamente. Ferramentas de comunicação ou aplicativos como Zoom, Skype e Teams para chamadas em conferência ou videoconferências, para gerenciamento de projetos para compartilhar notas de negócios ou notas de reunião com outras pessoas.

Zixmail para transportar dados sensíveis pela internet, pois os profissionais de RH são obrigados a proteger os dados de seus funcionários. Isso garante que tudo esteja criptografado, seguro e em conformidade. Esses são apenas alguns dos aplicativos que você pode usar e com uma pequena pesquisa você pode encontrar aquele que funciona perfeitamente para você.

20. Confie na sua equipe

Ao gerenciar uma equipe remota, você tem que confiar que cada pessoa está trabalhando em direção aos seus objetivos comuns. Concentre-se mais nos resultados e na qualidade do trabalho deles e menos no que eles estão fazendo em um dado momento.

Como líder, você deve se comportar de uma maneira que demonstre que confia que sua equipe fará bem o seu trabalho.

21. Incentive o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Funcionários remotos podem ter dificuldade em estabelecer um equilíbrio saudável entre trabalho e vida agora porque eles podem não ter uma separação física entre seu espaço de trabalho e seu espaço pessoal. Os funcionários podem sentir que precisam estar disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que pode levar a estresse desnecessário e, eventualmente, esgotamento.

Você deve comunicar aos seus funcionários a importância de criar limites. Sugira que eles trabalhem em seu horário normal e depois se afastem do computador até a hora de começar a trabalhar no dia seguinte.

22. Controle Percebido

Precisamos dar aos nossos funcionários uma sensação de controle percebido. As pessoas amam autonomia, as pessoas amam ser responsabilizadas por suas próprias decisões. De fato, a Netflix adotou esse conceito há muitos anos quando criou uma cultura baseada em liberdade e responsabilidade.

Quando damos às pessoas uma sensação de controle percebido sobre seus resultados, produtos, tempo, decisões e efeitos que suas decisões têm sobre elas mesmas e sobre o resto da equipe, elas se tornam mais engajadas.

23. Conectividade 

As pessoas querem sentir que estão conectadas umas às outras. Elas querem sentir que estão conectadas à equipe, ao progresso e aos resultados. Esse desejo por conexão é o que alimentou o crescimento em coisas como o Facebook e outras plataformas de mídia social. 

Quanto mais pudermos criar conectividade de uma maneira inovadora, mais fácil será gerenciar nossas equipes remotas.

24. Sentido de Visão e Significado

É muito importante que criemos um senso de visão e significado com nosso pessoal quando eles trabalham remotamente. Quando entramos no mesmo escritório todos os dias e vemos nossos valores escritos na parede e somos constantemente lembrados de nossas metas e objetivos. É fácil criar significado nessa situação.

Mas para que as pessoas se envolvam verdadeiramente com a equipe e seus negócios, elas precisam encontrar um propósito além de agradar. Elas precisam encontrar um significado além de simplesmente fazer o trabalho para o negócio.

25. Pregar Gestão do Tempo

É seguro assumir que se você é um gerente, seus funcionários devem ter perguntado definitivamente 'Como administramos nosso tempo?'. Isso deve ser visto como uma oportunidade de se envolver com seus funcionários . Sua equipe definitivamente olha para você como alguém que administra bem seu tempo.

Ajude-os a gerenciar seu tempo usando ferramentas de gerenciamento de tempo. Dê a eles dicas e treinamento sobre gerenciamento de tempo. Isso certamente aumentará sua produtividade, bem como aumentará o engajamento.

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#Treinamento #desenvolvimento #liderança #gestão #SoftSkills #hardskills #RH #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #Agencia #Empresa #Equipe Inteligência #emocional #crescimento #produtividade #retenção #inovação #carreira #Transição #carreira #Funcionarios #engajados #empresas #mercado #trabalho #integração #atração #softwares #sistemas #performance #desenvolvimento #KPIs #Metricas #dashboards #executivos #gerentes #lider #objetivos

Compartilhe esse artigo: