O que é um CEO (Chief Executive Officer)?
Um diretor executivo (CEO) é o executivo de mais alto escalão em uma empresa, servindo como o principal elo de comunicação entre o conselho de administração e a organização. Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!
Um diretor executivo (CEO) é o executivo de mais alto escalão em uma empresa. As principais responsabilidades de um CEO incluem tomar decisões corporativas importantes, direcionar a força de trabalho e os recursos da empresa em direção aos objetivos estratégicos e atuar como o principal ponto de comunicação entre o conselho de administração e as operações corporativas. O diretor executivo atua como a face pública da empresa em muitos casos.
Os CEOs são eleitos pelo conselho e seus acionistas . Eles se reportam ao presidente e ao conselho, que são indicados pelos acionistas.
Funções e responsabilidades do CEO
O papel de um CEO varia de acordo com a empresa, dependendo do seu tamanho, cultura e estrutura corporativa. CEOs em grandes corporações normalmente lidam apenas com decisões estratégicas de altíssimo nível e aquelas que direcionam o crescimento geral da empresa.
Os CEOs podem trabalhar em estratégia, organização e cultura. Eles podem analisar como o capital é alocado na empresa ou como formar equipes para o sucesso. Eles também podem definir o tom, a visão e, às vezes, a cultura de suas organizações.
Um estudo da Harvard Business Review analisou como os CEOs gastam seu tempo. Constatou-se que 72% do tempo de trabalho dos CEOs era gasto em reuniões. Do tempo restante, 25% era dedicado a relacionamentos, 25% a avaliações funcionais e de unidades de negócios, 21% a estratégia e 16% a cultura e organização. O estudo mostrou que apenas 1% do tempo de trabalho era dedicado à gestão de crises e 3% ao relacionamento com clientes.
Exemplos de tarefas de um CEO
As funções e responsabilidades de um CEO também variam muito entre os setores e os portes das organizações. Geralmente, espera-se que um CEO assuma algumas ou todas estas tarefas:
Supervisionar a direção estratégica de uma organização : gerentes de nível inferior costumam estar mais envolvidos nas atividades operacionais diárias de uma empresa. Um CEO geralmente sintetiza esses resultados e decide sobre os planos de longo prazo da empresa.
Implementar mudanças e planos propostos : Um CEO geralmente conta com a colaboração de si mesmo e de outros executivos para começar a implementar esses planos após elaborar a visão de longo prazo. As mudanças geralmente são implementadas diretamente pelos gerentes operacionais, mas, em última análise, cabe ao CEO garantir que os planos de longo prazo sejam seguidos.
Envolva-se em obrigações com a mídia e relações públicas : um CEO costuma ser o rosto da empresa, o que inclui o envolvimento em relações com a mídia. Ele pode palestrar em conferências, falar ao público sobre mudanças significativas na empresa ou participar de eventos comunitários.
Interaja com outros executivos de liderança : É vital para o sucesso de uma empresa ter um conjunto de executivos em quem o CEO possa confiar. Um CEO frequentemente confia em outros líderes para gerenciar suas próprias áreas, em vez de supervisionar diretamente todos os aspectos da empresa. Ele então se envolve com eles para obter uma compreensão geral de como as coisas estão indo.
Manter a responsabilidade perante o conselho : um conselho de administração supervisiona o desempenho de toda a empresa e responsabiliza o CEO. O CEO frequentemente se reporta ao conselho, fornece atualizações sobre os planos estratégicos e recebe feedback dos membros do conselho sobre a direção geral da empresa.
Monitorar o desempenho da empresa : O CEO é o responsável final pelo desempenho financeiro de uma empresa. Ele pode se basear em métricas financeiras ou não financeiras para acompanhar o andamento das coisas. Geralmente, ele solicita relatórios aos seus funcionários diretos para ter uma ideia rápida do desempenho de cada área da empresa e quais manobras estratégicas devem ser tomadas.
Estabelecer prioridades para a cultura e o ambiente de trabalho : Um CEO é responsável por ditar o tom na alta administração e criar o ambiente de trabalho que acredita ser o melhor para impulsionar o sucesso. Funcionários sob a supervisão de um CEO frequentemente recorrem ao executivo para desenvolver e manter a cultura da organização.
Os CEOs de grandes corporações frequentemente alcançam fama ou infâmia devido ao seu contato frequente com o público. Exemplos incluem Elon Musk, CEO da Tesla ( TSLA ), e Steve Jobs, fundador e CEO da Apple ( AAPL ). Jobs tornou-se um ícone global tão grande que uma explosão de filmes e documentários sobre ele surgiu após sua morte em 2011.
Posições de Chefe Relacionadas
O mundo corporativo abriga vários cargos de executivos seniores que começam com a letra C de "chefe". Esse grupo de altos funcionários passou a ser chamado de C-suite ou C-level no jargão corporativo.
O CEO também pode atuar como diretor financeiro (CFO) ou diretor de operações (COO) em pequenas organizações ou naquelas que ainda estão em fase de startup ou crescimento. Isso pode levar à falta de clareza e sobrecarregar o executivo. Atribuir vários cargos a um único indivíduo de nível executivo pode causar estragos na continuidade de uma empresa e, em última análise, afetar sua lucratividade a longo prazo.
Os títulos atribuídos e as funções associadas a cada um podem se tornar confusos rapidamente quando se trata de cargos de nível executivo dentro de uma organização.
A diferença entre CEO e COB
O CEO dirige os aspectos operacionais de uma empresa. O conselho de administração supervisiona a empresa como um todo e é liderado pelo presidente do conselho (COB) . O presidente do conselho não tem o poder de anular as decisões do conselho, mas o conselho tem o poder de anular as decisões do CEO.
O presidente é efetivamente considerado um colega dos demais membros do conselho. O CEO e o presidente do conselho podem ser a mesma pessoa em alguns casos, mas muitas empresas dividem essas funções entre duas pessoas. Isso proporciona melhor governança e supervisão do trabalho do CEO.
A diferença entre CEO e CFO
O CFO é o diretor financeiro de uma empresa. Os CEOs gerenciam as operações gerais. Os CFOs se concentram especificamente em questões financeiras.
Um CFO analisa os pontos fortes financeiros de uma empresa e faz recomendações para melhorar os pontos fracos. O CFO também monitora o fluxo de caixa e supervisiona o planejamento financeiro da empresa, como investimentos e estruturas de capital . O CFO busca gerar retorno aos acionistas, concentrando-se na disciplina financeira e impulsionando o crescimento da margem e da receita.
A diferença entre CEO e COO
O diretor de operações (COO) costuma ser o segundo colocado, atrás apenas do CEO. Suas responsabilidades incluem recrutamento, questões jurídicas, folha de pagamento e treinamento, além de funções administrativas como chefe de recursos humanos .
A diferença entre CEO e outros cargos de liderança
Vários outros títulos de liderança podem ou não se sobrepor ao de CEO.
Fundador
O fundador de uma empresa é o indivíduo que a iniciou. Ele ajudou a criar a empresa, criando os estatutos e artigos de incorporação, a estrutura organizacional e a estratégia geral desde o primeiro dia.
Um fundador pode ser o título de um indivíduo que atualmente está em uma empresa ou de alguém que fundou a empresa, mas já saiu. Eles também podem ser considerados fundadores e podem ser chamados de ambos simultaneamente, fundador/CEO, se ajudaram a fundar a empresa.
Presidente
Um presidente é um membro da diretoria que supervisiona um grupo ou comitê. Ele também pode receber o título de "presidente". Ele é responsável por gerenciar o grupo de indivíduos, geralmente designados para uma tarefa específica ou um conjunto de responsabilidades. Um conselho de administração geralmente tem um presidente para supervisionar a gestão de todo o conselho. Um CEO pode ocupar o cargo de presidente se gerenciar diretamente um comitê.
Proprietário
Um proprietário é uma parte interessada financeira de uma empresa, geralmente com uma posição acionária na empresa. Um proprietário pode ter direito aos lucros de uma empresa na proporção da sua porcentagem de propriedade, pois as empresas podem ter vários proprietários. Cada indivíduo pode ser chamado de coproprietário, se houver mais de um. Um CEO pode ser um proprietário se tiver uma participação financeira na empresa.
Diretor
O termo "diretor" pode se referir a alguns cargos. Um diretor pode ser um membro da alta gerência ou ocupar um cargo de nível executivo, dependendo da estrutura organizacional da empresa. Um diretor pode ser um indivíduo que atua no conselho de uma organização, ou um CEO pode ser um funcionário de nível de diretoria. No entanto, na maioria das empresas, os CEOs ocupam um nível de emprego superior ao dos diretores. Um CEO também pode estar sob a direção de um diretor.
O impacto de uma mudança de CEO
Os mercados podem responder positiva ou negativamente à mudança na liderança de uma empresa durante as transições de CEO. Estudos mostram que os CEOs podem ter um grande impacto no desempenho de uma empresa. Um estudo descobriu que 45% do desempenho de uma empresa é influenciado pelo CEO.
Mas outro mostrou que os CEOs afetam apenas 15% da variação na lucratividade.
O preço das ações de uma empresa pode mudar por diversos motivos quando um novo CEO assume. Uma mudança de CEO geralmente traz mais riscos de queda do que de alta, principalmente quando não planejada. O preço de uma ação pode oscilar para cima ou para baixo com base na percepção do mercado sobre a capacidade do novo CEO de liderar a empresa.
Outros fatores a serem considerados ao investir em uma ação que está passando por uma mudança de gestão incluem a agenda do novo CEO, se pode haver uma mudança na estratégia corporativa e quão bem a diretoria da empresa está gerenciando a fase de transição. Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você.
Os investidores tendem a se sentir mais confortáveis com novos CEOs que já estejam familiarizados com a dinâmica do setor da empresa e com os desafios específicos que ela possa enfrentar. Os investidores normalmente avaliam o histórico de um novo CEO na criação de valor para os acionistas. A reputação de um CEO pode se refletir em áreas como a capacidade de aumentar a participação de mercado , reduzir custos ou expandir para novos mercados.
O que um CEO faz?
Os CEOs são responsáveis por gerir uma empresa. Isso pode incluir delegar e direcionar pautas, impulsionar a lucratividade, gerenciar a estrutura organizacional e a estratégia da empresa e se comunicar com o conselho.
O CEO é o dono da empresa?
Depende. Os CEOs são os donos de uma empresa em alguns casos ou são eleitos pelo conselho de administração em outros.
CEO ou CFO é uma posição mais alta?
CEO é o cargo mais alto a ser ocupado em uma empresa. O CFO é responsável pela disciplina financeira da empresa, identificando seus pontos fortes e fracos e, por fim, reportando-se ao CEO.
Qual posição é superior à de CEO?
Um CEO frequentemente se reporta a um conselho de administração. O conselho supervisiona o desempenho do CEO e pode optar por destituí-lo ou substituí-lo caso considere que o desempenho do executivo não está produzindo os resultados desejados.
O CEO é responsável por tomar as principais decisões corporativas, conduzir os rumos da empresa, supervisionar outros executivos e supervisionar os planos de crescimento. Ele responde ao conselho de administração ou às partes interessadas da empresa e costuma ser a imagem pública da organização. Os CEOs geralmente têm vasta experiência em seu setor e são responsáveis por guiar a empresa rumo ao sucesso e à lucratividade. Na JPeF Consultoria, nos esforçamos para alinhar os objetivos de negócios da sua empresa com as melhores estratégias de Aquisição de Talentos disponíveis. Se quiser saber mais sobre os serviços que oferecemos, não hesite em entrar em contato conosco.