O que é um engenheiro de automação?

O que é um engenheiro de automação?

Engenheiros de automação desempenham um papel fundamental nas indústrias farmacêutica e de dispositivos médicos, ajudando a otimizar seus processos de fabricação. Responsáveis ​​por construir e manter a tecnologia automatizada que controla esses processos, os engenheiros de automação têm o poder de reduzir custos operacionais e maximizar a eficiência. Este é um dos melhores exemplos de como a automação está criando novos empregos e desafia a ideia de que a robótica substituirá os humanos no local de trabalho . Continue lendo para saber mais sobre a rotina diária de um engenheiro de automação e como você pode se tornar um. Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!

A ascensão dos empregos de engenheiro de automação
No dinâmico cenário atual das ciências biológicas, a demanda por empregos de engenheiro de automação é cada vez maior. 47% dos empregos são suscetíveis à automação . Engenheiros de automação no setor de ciências biológicas são fundamentais no projeto e na implementação de sistemas automatizados que otimizam a eficiência e a produtividade em laboratórios. A automação está elevando a eficiência a níveis sem precedentes no setor de ciências biológicas. Um relatório da McKinsey & Company destaca como tecnologias de automação, como automação robótica de processos (RPA) e inteligência artificial (IA), podem otimizar fluxos de trabalho e reduzir custos operacionais em até 30%. Ao automatizar tarefas repetitivas, como manuseio de amostras e entrada de dados, os laboratórios podem aumentar significativamente a produtividade e, ao mesmo tempo, minimizar erros. Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções.

As tarefas do dia a dia
A função de um engenheiro de automação é manter os sistemas operacionais, o que significa que a solução de problemas é uma parte regular de sua rotina diária. Isso envolve relatar o desempenho dos processos aos colegas e oferecer consultoria técnica sobre a operação de projetos de automação às partes interessadas. Um trabalho de engenharia de automação pode, portanto, ser altamente colaborativo. Além de identificar possíveis problemas e corrigi-los, os profissionais dessa área estão envolvidos na melhoria contínua dos sistemas e estão disponíveis para ajudar a programar novos componentes automatizados.

Em alguns casos, engenheiros de automação precisarão construir sistemas de gestão e entregá-los em um novo local. Para engenheiros de automação envolvidos no processo de projeto, um protocolo de simulação deve ser seguido para confirmar que o equipamento pode desempenhar a função pretendida.

Em quais organizações você pode trabalhar?
Uma carreira em engenharia de automação pode abrir portas para diversos setores, incluindo petróleo e gás, alimentos e bebidas, água e ciências biológicas. Nas ciências biológicas, engenheiros de automação podem explorar diversas oportunidades de emprego em empresas farmacêuticas , de dispositivos médicos, biotecnológicas e bioquímicas.

A intersecção entre tecnologia e ciências biológicas é complexa – basta considerar as aplicações da robótica e da automação na farmacovigilância . Mas os engenheiros de automação estão lá para garantir que a relação seja perfeita e que todos os sistemas, incluindo o sistema de controle distribuído (DCS), estejam operando em seu potencial máximo. Se você está procurando um emprego onde possa aplicar suas habilidades técnicas e melhorar a vida dos pacientes, as ciências biológicas podem ser o setor ideal para você. Embora 2020 tenha sido um ano excepcionalmente desafiador, tempos emocionantes estão por vir para as ciências biológicas e para aqueles que trabalham no setor.

As habilidades sociais
Embora qualificações e experiência ajudem você a se destacar de outros candidatos – especialmente em um mercado de trabalho competitivo – os empregadores estão reconhecendo que as habilidades interpessoais têm o potencial de suprir a crescente lacuna de habilidades. De fato, uma pesquisa recente constatou que 93% dos empregadores concordam que as habilidades interpessoais são tão ou mais importantes que as habilidades técnicas. Entre as habilidades interpessoais mais importantes para engenheiros de automação estão a gestão de relacionamentos e a comunicação. Profissionais nessa função precisarão trabalhar com colegas e clientes em todos os níveis de senioridade, além de explicar estimativas complexas para pessoas de diferentes disciplinas. E, sendo uma função de resolução de problemas, o pensamento analítico e criativo são essenciais para a resolução de problemas. Na JPeF Consultoria, nos esforçamos para alinhar os objetivos de negócios da sua empresa com as melhores estratégias de Aquisição de Talentos disponíveis.  Se quiser saber mais sobre os serviços que oferecemos, não hesite em entrar em contato conosco.de qualquer organização. 

 

Compartilhe esse artigo: