O que seria uma remuneração competitiva?

O que seria uma remuneração competitiva?

Quando os candidatos a emprego se deparam com o termo "salário competitivo", podem se perguntar o que exatamente significa. No contexto profissional, um salário competitivo refere-se a um pacote de remuneração que está em linha ou acima do padrão da indústria para uma função específica. Isso pode incluir salário-base, bônus e outros benefícios.  Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudar você.

Os empregadores costumam usar o termo "salário competitivo" para atrair os melhores talentos e sinalizar que estão dispostos a pagar um salário justo e competitivo para o cargo. Em última análise, um salário competitivo é aquele que é atraente o suficiente para atrair candidatos qualificados a se candidatarem e aceitarem uma oferta de emprego.

É justo dizer que procurar e se candidatar a empregos não é a tarefa favorita de ninguém. Já é difícil encontrar a especificação de trabalho certa e a empresa perfeita para trabalhar, sem falar no salário que você está buscando – ou qualquer salário declarado, aliás.

Você finalmente encontra o que parece ser o local de trabalho e a posição ideais para você, apenas para se deparar com a temida frase "Salário: Competitivo". Entendemos a frustração, e parece que todo anúncio de emprego... Mas o que é um salário competitivo? O que isso significa?

Não se preocupe se não tiver certeza – você não é o único. Este post explicará tudo o que você precisa saber sobre o que é um salário competitivo e por que muitas empresas usam o termo em seus anúncios de emprego.

O que é um salário competitivo?

Simplificando, quando as empresas declaram que oferecerão um salário competitivo em seus anúncios de emprego, significa que estão dispostas a oferecer um valor equivalente ao padrão do setor. Se os candidatos pesquisarem um pouco, poderão ver quanto dinheiro estariam buscando se se candidatassem à vaga e fossem bem-sucedidos.

Embora você não encontre um valor exato, poderá estimar seus ganhos potenciais. Obviamente, os valores variam de acordo com o país. Por exemplo, o salário padrão em Londres tende a ser mais alto do que no norte, devido a fatores como custo de vida mais alto e maior demanda geral.

Você também deve ter em mente que seu salário competitivo pode não se referir apenas ao valor monetário incluído em seu contrato. As empresas também oferecem pacotes de benefícios aos seus funcionários. Dias extras de folga, mensalidades gratuitas em academias e descontos em planos de saúde são exemplos do que pode ser encontrado em alguns pacotes de benefícios. Eles podem oferecer um salário menor, mas os benefícios podem ser melhores, então é algo que definitivamente vale a pena considerar.

Por que as empresas usam salários competitivos?

As empresas utilizam salários competitivos por vários motivos. Primeiro, por não especificarem um valor, isso lhes dá margem para negociação. As empresas geralmente negociam salários que levam em conta a experiência do candidato, as habilidades que ele possui e o que ele pode oferecer à empresa. Além disso, se oferecem um valor fixo, significa que esse é o mínimo que devem oferecer – caso o candidato seja aprovado.

Negociar um salário com o funcionário significa que há participação de ambos os lados do acordo. Portanto, o relacionamento entre empregador e funcionário começará com o pé direito desde o início. O funcionário se sentirá fortalecido pelo fato de o empregador se importar com seus desejos e necessidades específicos e estar preparado para atendê-los, desde que não sejam ridículos, é claro.

Em segundo lugar, as informações salariais costumam ser confidenciais. Por esse motivo, elas não são frequentemente discutidas dentro da empresa devido à sua política de privacidade, então eles não as publicam em seus anúncios para que todos possam ver. Omiti-las em um anúncio de emprego é uma forma de mantê-las confidenciais para o novo funcionário.

Por fim, muitos empregadores desejam filtrar quais candidatos estão lá pelo dinheiro e quais estão lá simplesmente porque são a pessoa certa para a vaga e estão interessados em trabalhar para a empresa. Ao não listar o salário, você vê automaticamente quem está interessado na vaga em geral quando se candidata – em vez de apenas um salário lucrativo e um pacote de benefícios.

Como descobrir o que é competitivo e o que não é

Ao procurar emprego, você deve ter em mente o salário ideal. Se estiver mudando de emprego, talvez queira um aumento no seu salário atual e poderá usar isso como base para suas expectativas. No entanto, se não for o caso, consulte as médias do setor na sua região.

Você não quer se desvalorizar e aceitar um contrato em que está sendo muito mal pago pelo que está oferecendo à empresa. Além disso, se você for para uma entrevista com um salário com o qual ficaria satisfeito, mas que é muito inferior ao que o empregador tinha em mente, é provável que acabe recebendo um salário mais próximo do que imagina.

Obviamente, todas as empresas querem cortar custos onde podem, e se você estiver satisfeito com um salário menor do que o previsto, ficará muito feliz. Portanto, para garantir que o que você espera e o que lhe é oferecido sejam justos, uma maneira fácil de verificar é usar um verificador de salários. Ou, se você estiver se candidatando a empregos por meio de uma empresa de recrutamento, eles poderão aconselhá-lo sobre o que é uma boa oferta e o que não é.

O que os candidatos podem perguntar sobre salários competitivos?

Sabemos como é: você quer causar a melhor impressão possível no novo emprego que almeja, mas não quer manchar a entrevista perguntando qual é o seu salário. Pode parecer um território perigoso, mas ser aberto e honesto com seu potencial empregador é a melhor maneira de iniciar um relacionamento de trabalho, que esperamos que seja frutífero.

A menos que você continue falando sobre salário em todas as partes da conversa – e não recomendamos fazer isso – não há nada a temer ao perguntar sobre dinheiro. Seu empregador entenderá que você tem contas a pagar e despesas regulares para manter, então é perfeitamente natural querer saber quanto você pode esperar receber.

Se você tiver sorte, o empregador abordará primeiro a questão financeira e, então, você terá condições de negociar um ótimo negócio para ambas as partes. Mas, se não, o importante é avaliar o engajamento e o humor do entrevistador para encontrar o momento certo para abordar a questão financeira. Outra opção é esperar por uma segunda entrevista – se houver uma.

Uma coisa que recomendamos é que você tente conversar sobre o pacote financeiro e de benefícios antes de investir muito tempo na candidatura. Não adianta colocar tudo na candidatura se eles vão te oferecer um valor irrisório, não é mesmo? Não há mal nenhum em saber sua situação, desde que você faça isso de forma educada e profissional. Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você.

Salários competitivos ainda podem ser inferiores ao esperado

Obviamente, como as empresas apenas anunciam salários competitivos, você não tem a mínima ideia do que vai receber. Claro, valores aproximados são bons, mas isso não significa que as empresas precisem se ater a padrões setoriais e geográficos. Portanto, existe a possibilidade de que a oferta que você receber seja menor do que o que você esperava.

Se lhe oferecerem um valor menor do que o desejado, isso não significa que você deva abrir mão de uma oportunidade potencialmente boa para sua carreira. Use o que aprendeu com sua pesquisa e apresente seus argumentos para justificar por que você acredita que deveria receber a oferta que está propondo.

Contanto que você não seja rude, antiprofissional ou irrealista, o empregador não deve olhá-lo de forma desfavorável. Na verdade, isso lhe renderá um pouco mais de respeito, demonstrando que você sabe se virar e que confia em suas habilidades. Os empregadores geralmente permitem um pouco de margem de negociação, então não se subestime nem aceite uma oferta que não valha a pena. Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!

Compartilhe esse artigo: