Os prós e contras das promoções internas
Quando você precisa preencher uma vaga dentro da sua organização, você sempre procura uma contratação externa?
Se sim, agora pode ser o momento de considerar olhar um pouco mais perto de casa. Há muitas vantagens em contratar funcionários internos, mas muitas empresas ainda fogem dessa estratégia de recrutamento.
Não tem certeza se deve investir em recrutamento externo ou optar por promoção interna?
Continue lendo para descobrir os prós e contras das promoções internas. Além disso, como você pode garantir que encontrará o candidato interno certo para o trabalho.
O que é uma promoção interna?
Como o nome sugere, o recrutamento interno é o processo de promoção interna de funcionários quando você tem uma vaga para preencher, em vez de anunciar a função externamente.
O recrutamento interno é uma tendência crescente, à medida que as empresas buscam maneiras de cortar os custos de recrutamento e aproveitar ao máximo os talentos.
Quais são os benefícios de promover internamente?
1. Pode ser muito mais rápido
Se você deseja preencher uma vaga o mais rápido possível, não há como negar que a promoção interna é o caminho a seguir.
Sem a necessidade de escrever um anúncio de emprego, analisar currículos, entrevistar candidatos e realizar verificações de antecedentes, todo o processo de contratação é mais simples e rápido.
Além disso, você pode economizar ainda mais tempo, pois já sabe tudo o que precisa sobre seus candidatos internos. Você sabe quais são seus pontos fortes e fracos, quais são seus objetivos de carreira e quão confiáveis eles são.
Tudo isso combinado significa que você pode economizar uma quantidade significativa de tempo quando decide promover internamente em vez de recrutar externamente.
2. Pode ser mais econômico
Toda empresa quer encontrar maneiras de economizar dinheiro, e a promoção interna pode economizar uma quantia significativa.
Não importa se você realiza o recrutamento externo internamente ou se normalmente usa uma agência de recrutamento, é muito mais barato promover internamente.
Além disso, assim como nenhuma taxa alta de publicidade e agência, você não precisa lidar com nenhuma contraproposta ou negociação sobre salários. Normalmente, os funcionários recebem promoções internas de braços abertos.
Além disso, use um processo chamado Mobilidade Interna para redistribuir fluxos de trabalho e minimizar qualquer interrupção em seus negócios
3. É mais seguro
Quando você recruta externamente, sempre há a preocupação de não ter encontrado a pessoa certa para o trabalho. Um candidato pode fazer e dizer todas as coisas certas, mas você nunca sabe realmente como ele será, como ele se sairá e se ele se encaixará até que ele comece.
No entanto, funcionários internos são uma opção muito menos arriscada, pois você já sabe tudo sobre eles. Além disso, esperançosamente, o funcionário já está totalmente integrado à cultura da sua empresa.
Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!
4. Pode aumentar a reputação da sua marca
Se você sempre ignora seus funcionários existentes em favor dos externos, isso mostra que você não prioriza o desenvolvimento de carreira dentro de sua organização. Isso não é bom para o moral em seu local de trabalho e mostra sua marca de uma forma muito pouco atraente. Portanto, quando chegar a hora de encontrar uma contratação externa, você pode experimentar uma falta de candidatos adequados.
No entanto, se você mostrar que recruta de forma justa e oferece posições para candidatos internos e externos, você verá que a reputação da sua marca melhora. Você pode então atrair candidatos de calibre mais alto.
5. Pode melhorar o envolvimento dos funcionários
Após a pandemia, o engajamento dos funcionários é mais importante do que nunca, mas é uma das coisas mais difíceis de alcançar.
No entanto, ao garantir que você promova internamente, você pode fazer com que sua equipe existente se sinta valorizada e apoiada, o que, por sua vez, aumentará o engajamento dos funcionários.
Se você negligenciar a oportunidade de crescimento dos seus funcionários internos, é bem provável que eles procurem realização profissional em outro lugar, o que significa mais custos de recrutamento para sua empresa.
Quando implementar um processo de promoção interna?
Você tem um orçamento limitado para recrutamento/treinamento.
Você está recrutando para uma posição que exige conhecimento profundo da empresa.
Você tem vários funcionários ansiosos e prontos para dar o próximo passo.
As habilidades necessárias já estão disponíveis no seu banco de talentos existente.
Você tem um prazo apertado.
Desvantagens de um modelo de promoção interna
1. Potencial para ressentimento
Um dos principais riscos da promoção interna é a criação de ressentimento entre funcionários e gerentes.
Se mais de uma pessoa for atrás da promoção, os funcionários que não a obtiverem provavelmente se sentirão amargos ou bravos. Além disso, os gerentes nunca ficam felizes em perder membros valiosos da equipe, mesmo que saibam que eles estão indo para coisas melhores.
2. Lacunas na força de trabalho
Embora possa parecer mais fácil preencher uma vaga internamente, você precisa se lembrar de que, ao promover ou transferir alguém de um departamento para outro, ainda será necessário preencher a vaga de uma forma ou de outra.
Isso pode envolver uma série de transferências, promoções e mudanças que podem causar interrupções no seu negócio e até mesmo resultar na necessidade de recrutamento externo.
3. Reserva limitada de talentos
Uma das principais desvantagens de promover internamente é que você fica limitado na escolha de candidatos. Isso nem sempre é algo ruim, mas se seus funcionários atuais não tiverem as habilidades específicas necessárias para uma função recém-criada, você pode ter dificuldade para encontrar o candidato interno certo para o trabalho.
Além disso, os candidatos internos não conseguirão trazer uma nova perspectiva para o negócio, o que geralmente é necessário para inspirar inovação e estimular a criatividade.
4. Risco de complacência
Se você se tornar muito dependente de promoção interna, pode notar que seus funcionários se tornam complacentes. Sem o medo da competição, eles podem começar a perder o ímpeto e não sentir que precisam se esforçar para impressionar ou desafiar a si mesmos.
Isso, por sua vez, pode levar à redução da produtividade e a uma cultura empresarial inflexível, incapaz de se adaptar ou evoluir.
Quando é melhor contratar externamente?
Você está procurando expandir seus negócios.
Você precisa de novas perspectivas – isso traz novas ideias e pode fazer uma grande diferença para fazer mudanças impactantes!
Você quer contratar uma força de trabalho mais diversificada.
Você precisa de uma mudança de direção.
Você precisa adquirir habilidades específicas que não estão disponíveis em seu atual conjunto de talentos.
Você tem um orçamento e um prazo mais flexíveis.
Promoção interna vs. contratação externa: qual processo é o certo para você?
Se você ainda não tem certeza se deve contratar externamente ou promover internamente, por que não combinar ambas as práticas de recrutamento para obter os melhores resultados?
Embora haja claramente alguns casos em que o recrutamento externo é a escolha preferível, não há razão para que você não recorra aos seus funcionários atuais para vagas e novos cargos dentro da sua organização.
Se você precisa de ajuda para encontrar novos candidatos externamente ou aproveitar ao máximo os funcionários que você já tem, podemos ajudar você. Nosso Programa de Recrutamento de Aquisição de Talentos de primeira linha é exatamente o que você precisa para ganhar aquela vantagem competitiva sobre seus rivais e atrair os melhores talentos dentro do seu setor. Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudar você.