Principais desafios em empresas multiculturais
As novas tecnologias permitem que as empresas recrutem profissionais de diferentes partes do mundo , criando negócios multiculturais com novos desafios e vantagens. Ao competir em mercados internacionais, eles devem estar à frente e optar por formar equipes de trabalho diversificadas que agreguem valor aos processos criativos e de inovação.
De acordo com um estudo do Boston Consulting Group empresas multiculturais geram 19% mais receita do que outras empresas.
Sem dúvida, conhecer diferentes culturas é uma grande vantagem para as empresas, mas também é um desafio na hora de gerenciar a comunicação e a cultura corporativa. Quando nos referimos a diversas culturas, falamos de religião, raça, gênero, etc. Você não só aprende com cada um desses funcionários profissionalmente, mas em um nível pessoal, aprender sobre os costumes típicos de um país ou cidade diferente pode ser considerado uma grande motivação para os funcionários .
Quais vantagens o multiculturalismo oferece em uma empresa?
Melhora a criatividade
A variedade de ideias está relacionada à riqueza cultural das equipes, que permite que elas tenham diferentes pontos de vista baseados em suas experiências profissionais e pessoais.
Além disso, a resolução de problemas é enriquecida pelos tipos de comportamento de cada cultura.
Melhora a produtividade
A diversidade de pensamento criará ideias inovadoras que impulsionarão os projetos da organização, melhorando seus resultados.
Dessa forma, as contribuições dos membros da equipe que geram críticas construtivas aumentarão a capacidade da empresa de detectar oportunidades de melhoria , corrigi-las e, assim, gerar maior lucro.
Melhore a reputação
O multiculturalismo traz integração por meio de valores corporativos, pois esses são os princípios que a empresa busca transmitir ao mundo externo por meio de cada pessoa dentro da organização. Além disso, ao promover uma forte cultura corporativa , isso se refletirá em sua reputação.
Da mesma forma, ao trabalhar a integração das equipes, também trabalhamos o employer branding , que fortalece a imagem da organização.
A boa reputação resultante de um trabalho interno bem feito, baseado numa boa comunicação e num bom atendimento ao cliente, irá, sem dúvida, refletir-se nos resultados da organização.
Principais desafios em empresas multiculturais
1. Gerenciar as diferenças culturais
Encontrar o equilíbrio certo para atender às necessidades de cada cultura pode ser um grande desafio. No entanto, uma boa organização e comunicação entre equipes multiculturais é suficiente ; a resposta a esse desafio está na integração de cada um deles em torno dos valores da organização, promovendo a escuta e a participação ativa dos colaboradores. Dessa forma, a riqueza cultural da organização aumentará, com foco no horizonte institucional.
Uma boa pergunta a ser considerada é: O que essa cultura pode contribuir para meus valores corporativos e como ela pode ser gerenciada?
2. Aproveite e valorize a diversidade
A diversidade se torna um valor organizacional desde que seja gerenciada corretamente. Para isso, é fundamental incorporar as ideias dos diferentes membros da equipe e gerar processos de difusão cultural e troca de experiências.
Embora não seja possível atender a todas as necessidades culturais, políticas de inclusão podem ser desenvolvidas para reduzir conflitos e melhorar os resultados da empresa.
3. Monitorar atitudes discriminatórias
Gerenciar forças de trabalho multiculturais exige uma compreensão profunda da legislação atual, que proíbe qualquer discriminação com base em raça, religião ou crença. Se necessário, crie o seu próprio modelo para as culturas da sua empresa ou mantenha um modelo genérico que seja claro para todos.
Xenofobia e desrespeito entre culturas também são muito comuns em alguns países. No nível empresarial, deve ficar bem claro que nenhuma política ou atitude discriminatória será tolerada.
4. Adaptar os processos de seleção
Embora nem todas as empresas precisem ter uma força de trabalho multicultural, isso pode ser muito útil, mesmo antes da contratação, porque pode ajudar a antecipar as muitas situações embaraçosas que podem surgir no caso de um processo de seleção padronizado . Todos no departamento de RH devem ter isso em mente.
Selecionar profissionais com base em suas capacidades profissionais é a abordagem ideal, pois evita, se necessário, a homogeneização da força de trabalho com base na identidade nacional ou racial.
Uma boa maneira de conseguir isso é usar o CV cego , que lhe permitirá tomar decisões de forma imparcial , sem nenhum tipo de estigma que possa incliná-lo para um caminho ou outro.
5. Ofereça flexibilidade e adaptabilidade
Considerar as possíveis situações que seus funcionários enfrentam em suas vidas pessoais também faz parte do fomento de uma cultura interna forte e da construção de uma empresa à qual as pessoas queiram pertencer. Não é fácil. Quando se trata de multiculturalismo corporativo , muitas vezes também falamos sobre distância familiar, mudanças de idioma, mudanças alimentares, etc. Manter o respeito pelo processo pelo qual estão passando pode representar uma vantagem competitiva muito significativa.
Uma possível maneira de conseguir isso é tornar os períodos de férias mais flexíveis com base nas necessidades dos seus funcionários e criar espaços para suas diferentes necessidades.
Se você precisa de ajuda para encontrar novos candidatos externamente ou aproveitar ao máximo os funcionários que você já tem, podemos ajudar você. Nosso Programa de Recrutamento de Aquisição de Talentos de primeira linha é exatamente o que você precisa para ganhar aquela vantagem competitiva sobre seus rivais e atrair os melhores talentos dentro do seu setor. Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudar você.