Propósitos vs. Objetivos. Como direcionar o cérebro?
Vamos começar diferenciando Propósito de Objetivo
Propósito: espírito ou intenção de fazer algo. Objeto ou coisa que se pretende alcançar.
Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!
Objetivo: Objeto ou situação que se pretende alcançar como resultado de uma ação ou estratégia.
Como vemos, são termos semelhantes, mas totalmente diferentes; permanece-se no desejo de obter um benefício ou melhoria no futuro; O outro acrescenta ação e estratégia como parte inevitável para atingir esse desejo.
Nosso primeiro erro no começo do ano é falar sobre resoluções de Ano Novo , quando o que deveríamos fazer é estabelecer metas .
O espírito de superação, de evolução, de superar grandes desafios em busca de uma vida melhor é muito humano. Também é muito humano tender a usar períodos que indicam o início de uma nova etapa para considerar essas mudanças; Nosso cérebro fecha algumas etapas para dar outras oportunidades aos desejos e expectativas que gostaríamos de alcançar.
Neurologicamente, o cérebro é dividido em diferentes partes com missões diferentes e complexas. Para simplificar, poderíamos dizer que temos um cérebro inconsciente, responsável por funções vitais (como regular os níveis de glicose, pressão arterial, etc.) e outros processos mentais inconscientes, e que também garante a sobrevivência. Esse cérebro reage com cautela às mudanças porque elas representam um risco potencial. Entretanto, nosso cérebro consciente e lógico pensa nestes termos: “Seria ótimo para mim atingir esse objetivo, isso melhoraria minha vida, será complicado, mas com esforço eu o alcançarei”. Inicialmente, ambas as partes concordam com as vantagens e melhorias que o plano traz, mas quando chega a hora de implementar o plano, o cérebro antigo prefere o conforto do familiar. Sair da zona de conforto (zona segura) envolve incerteza e, portanto, um risco.
O que podemos fazer para lutar contra nós mesmos? Como podemos atingir nossos objetivos, incluindo nossos objetivos profissionais?
Lutar contra nós mesmos não é fácil. Nossa mente inconsciente trabalha 24 horas por dia para garantir nossa sobrevivência, bombardeando-nos com milhares de razões para justificar (para nós mesmos e para os outros) nossa incapacidade de seguir o plano que definimos em direção ao nosso objetivo. Essas são as desculpas . Quantas vezes você deixou de ir à academia ou correr porque estava chovendo?
Então não desanime, nunca desista, apenas tente de novo e de novo.
Para trabalhar sua força de vontade: vamos definir metas pequenas e alcançáveis que o capacitem e motivem, fortalecendo sua determinação em direção aos seus objetivos. E vamos gastar algum tempo planejando e algum tempo agindo . O que alcançaremos com isso? conseguimos separar o pensamento da ação . Primeiro vamos pensar e elaborar um plano de ação e depois, quando chegar a hora, poderemos nos concentrar em executá-lo. Não precisaremos avaliar ou ponderar opções, apenas seguir o planejamento. Dessa forma, evitamos diálogos internos como: "Agora eu deveria fazer isso ou aquilo, mas, nossa, que preguiça! Por onde eu começo? Não estou tendo um bom dia hoje, estou cansado..." e assim por diante. No entanto, se você não precisa pensar e apenas fazer o que já planejou, minimizaremos o risco de dar desculpas.
Siga estes 5 passos para atingir seus objetivos:
1. Tire um tempo para avaliar o ano anterior . Encontraremos pontos positivos e negativos. Liberte-se da culpa e do medo. Deixe de lado os sentimentos negativos, a sensação de fracasso e deixe de lado o que parece ter dado errado. Concentre-se no que é bom, no que vale a pena: perceba que você fez muito, encontre uma palavra ou frase positiva que resuma o ano e o que você conquistou.
2 . Vamos começar escrevendo nossa força, aquela frase motivacional que empodera 2013.
3. Coloque seus objetivos por escrito. Anotar nossas metas nos ajudará a internalizá-las e nos comprometer com nós mesmos.
Vamos pensar grande e definir metas emocionantes. Para não nos perdermos, vamos focar em alguns, porém importantes. Decida onde você vai colocar suas energias.
Para começar (a primeira semana) defina uma pequena meta em direção ao seu objetivo, algo estimulante mas alcançável, isso permitirá que você ganhe confiança para encarar seus objetivos com mais segurança.
Nossos objetivos devem estar alinhados com nossa missão de vida e nossos valores.
4. Faça a si mesmo estas perguntas e anote-as :
O que eu quero alcançar? Essa questão coloca você na realidade do objetivo. Serei mais feliz, serei melhor, isso me dará mais liberdade, me amarei mais?
Como vou conseguir isso? Amplia seu paradigma. Quais recursos você tem, quais você tem que procurar, o que você precisa, o que você tem que sacrificar. A introdução de mudanças e melhorias não é gratuita; Agora você terá que usar o tempo que costumava gastar em outros aspectos para atingir seus objetivos. Avalie o preço e se você está disposto a pagá-lo.
Por que você quer atingir esse objetivo? qual a utilidade disso, como vai melhorar sua vida. Se for útil apenas para você, talvez seja necessário considerar outra, porque o propósito de uma meta também deve ser direcionado ao seu ambiente ou à sociedade em que você vive. Vocação de serviço.
Como vou medir o resultado? uma meta deve ser mensurável. É muito importante que você saiba como vai avaliar o grau de alcance do objetivo. Por exemplo, se você definiu uma meta para melhorar sua saúde e correr ou caminhar faz parte de sua estratégia, você deve definir quantos dias por semana e por quanto tempo fará isso.
5. Planeje e defina datas:
Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!
Divida suas metas em tarefas ou ações diárias (semanais ou mensais, dependendo da sua meta). Prepare um calendário (até mesmo um cronograma) para a execução das Ações com antecedência. Se você tiver definido um nível de exigência muito alto ou muito baixo, você pode ajustá-lo conforme avança.
Defina datas de acompanhamento. Isso permitirá que você veja seu progresso, corrija ações, reavalie suas metas ou redefina sua estratégia. Seguindo o exemplo anterior, no final da semana avalie o grau em que você atingiu sua meta: Esta semana eu corri 3 vezes em comparação com as 4 que eu havia estabelecido para mim. O que aconteceu? Devo diminuir o nível de demanda? Usei desculpas para me justificar? O que farei na semana que vem?
Defina uma data de encerramento para o objetivo.
*Este artigo ajudará você com seus objetivos de vida e carreira quando estiver procurando um emprego .
Estas perguntas podem ajudar a orientar você em seus objetivos profissionais na busca por emprego :
- Que tipo de necessidades minhas habilidades cobrem?
- Qual é o perfil de empresa ideal para o meu objetivo?
- O que eu faço melhor?
- O que eu mais gosto de fazer?
- Quais são minhas prioridades e valores?
- Quais são os perfis dos meus concorrentes?
- Quais são meus pontos fortes?
- Quais são meus pontos fracos em comparação aos meus concorrentes?
Impulsione o sucesso do seu negócio! Abrace essa parceria e deixe que a expertise da JP&F em recrutamento e seleção de pessoas impulsione sua busca de talentos para encontrar o candidato certo. Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!