Recrutamento e Seleção, o impacto do uso da tecnologia

Recrutamento e Seleção, o impacto do uso da tecnologia

A tecnologia transformou a maneira como vivemos e trabalhamos — não há dúvidas. Seja seu aplicativo inteligente de gestão financeira, que oferece soluções rápidas de economia, ou sua fritadeira de ar, que prepara batatas assadas mais crocantes do que você jamais imaginou, nossas vidas, sem dúvida, se tornaram muito melhores com a tecnologia moderna.

Mas como a tecnologia afeta especificamente o recrutamento e a seleção?

Os métodos tradicionais de contratação certamente evoluíram nos últimos anos e, juntamente com uma melhor compreensão da necessidade de diversidade, inclusão, justiça e uma ótima experiência para o candidato, a tecnologia desempenhou um papel vital no aprimoramento da eficiência e precisão do processo de recrutamento. Mas, sem surpresa, ferramentas de automação e inteligência artificial no setor de recrutamento podem apresentar seus prós e contras.

Neste blog, nossos especialistas compartilham suas ideias sobre o impacto da tecnologia no recrutamento e seleção, bem como seus potenciais benefícios e desvantagens.

Então, seja você um profissional de RH experiente ou um empresário que busca alavancar a tecnologia em seu processo de contratação, este blog fornecerá insights valiosos e dicas práticas para você entender os prós e contras do impacto da tecnologia no recrutamento hoje. Vamos começar!

Compreendendo o impacto da tecnologia no recrutamento e seleção
A tecnologia já revolucionou o processo de recrutamento e seleção de milhares de empresas, tornando-o mais eficiente e ágil tanto para recrutadores quanto para candidatos a emprego. Com o aumento do volume de dados e a crescente pesquisa sobre possíveis candidaturas, o impacto geral – hoje e nos próximos anos – tem o potencial de mudar para sempre a forma como as organizações abordam o recrutamento e a gestão de talentos.

No entanto, é essencial compreender os benefícios e os desafios da tecnologia em recrutamento e seleção antes de considerar implementá-la em seu processo de recrutamento atual. Dessa forma, os empregadores podem tomar decisões informadas sobre a tecnologia que utilizam, garantir que a utilizam de forma ética e maximizar os benefícios, minimizando as desvantagens.

Uma breve análise dos benefícios e desafios
De anúncios de emprego online a entrevistas em vídeo, a tecnologia tornou mais fácil para os empregadores alcançarem um grupo maior de candidatos e para os candidatos se candidatarem a vagas com mais facilidade. Os candidatos podem ser avaliados com mais precisão e eficácia, e as taxas de retenção de funcionários podem disparar como resultado.

No entanto, o impacto da tecnologia no recrutamento e seleção não é totalmente positivo. Uma das maiores preocupações é que a tecnologia pode reduzir o elemento humano do recrutamento, levando a um processo desumanizado e impessoal que pode impactar negativamente a experiência do candidato. Além disso, em alguns sistemas de rastreamento de candidatos e softwares de gestão de talentos, existe um risco significativo de viés. Algoritmos e ferramentas de inteligência artificial geralmente são tão imparciais quanto os dados com os quais são treinados.

5 principais benefícios do uso da tecnologia em recrutamento e seleção
Pode acelerar significativamente o processo de contratação, permitindo que os empregadores preencham as vagas com mais rapidez e eficiência.

Ela pode resolver problemas de viés no processo de contratação. Ao contrário do que algumas pessoas presumem (que ferramentas de IA são treinadas com base em dados tendenciosos), ferramentas como a plataforma Applied foram, na verdade, desenvolvidas para eliminar completamente o viés do processo de contratação. De candidaturas anônimas e aleatórias a descrições de vagas inclusivas , você pode manter a diversidade e a inclusão em primeiro plano em sua estratégia de contratação.

Isso pode ajudar as empresas a alcançar um grupo maior de candidatos. Anúncios de emprego online e plataformas de mídia social podem ajudar os empregadores a ampliar sua rede de contatos e atrair candidatos de diversas origens e regiões. Isso, por sua vez, pode aumentar as chances de encontrar o candidato mais adequado para a vaga.

Os empregadores podem avaliar os candidatos com mais precisão e objetividade. Avaliações pré-contratação e ferramentas de inteligência artificial podem ajudar a reduzir o viés no processo de contratação, concentrando-se em critérios objetivos, como habilidades e qualificações, em vez de fatores subjetivos como idade, gênero ou etnia. Isso pode levar a um processo de recrutamento mais justo e diverso.

Pode melhorar a experiência do candidato. Ao tornar o processo de inscrição e entrevista mais conveniente e acessível, além de fornecer atualizações e feedback automatizados, os candidatos podem se manter engajados e informados durante todo o processo de contratação.

3 principais desafios do uso da tecnologia em recrutamento e seleção
Reduzir o elemento humano no recrutamento. Embora a tecnologia possa agilizar processos e aumentar a eficiência, ela também pode levar a um processo de contratação desumanizado e impessoal, o que pode impactar negativamente a experiência do candidato.

Investimento significativo de tempo e recursos. Os empregadores devem garantir que estejam utilizando a tecnologia certa para suas necessidades e que sua equipe de RH esteja treinada para utilizá-la de forma eficaz. Não fazer isso pode resultar em desperdício de recursos e um processo de contratação abaixo do ideal.

Preocupações com privacidade e segurança de dados. Os empregadores devem garantir que estejam usando a tecnologia de forma ética e transparente e que estejam protegendo as informações pessoais dos candidatos.
Antes de tudo isso, porém, é fundamental selecionar a tecnologia certa para o trabalho . Os empregadores devem identificar suas necessidades e objetivos específicos de contratação e, em seguida, pesquisar e avaliar as opções tecnológicas disponíveis para determinar quais atenderão melhor às suas necessidades. Uma solução ética e preparada para o futuro deve ser construída com base na diversidade e na inclusão, respaldada pela ciência e ser fácil de usar e gerenciar!

Veja abaixo algumas práticas recomendadas importantes a serem seguidas ao implementar tecnologia em sua estratégia de contratação:

Defina metas claras para a tecnologia e estabeleça um plano para sua implementação. Isso inclui identificar as necessidades específicas de contratação que a tecnologia atenderá, criar um cronograma para implementação e determinar quem será responsável por gerenciar e usar a tecnologia.

Mantenha uma conexão humana durante todo o processo de recrutamento e seleção. Embora a tecnologia possa aumentar a eficiência, é essencial garantir que os candidatos se sintam vistos e ouvidos durante todo o processo. Isso pode ser alcançado por meio de uma comunicação rápida e personalizada, oferecendo oportunidades para os candidatos interagirem com representantes da empresa e usando a tecnologia para aprimorar, em vez de substituir, a interação humana.
Garanta a proteção das informações pessoais e da privacidade dos candidatos. Isso inclui o uso de plataformas seguras para armazenamento e comunicação de dados, a revisão e atualização regular das medidas de segurança e a transparência com os candidatos sobre como seus dados serão utilizados.
Avalie regularmente a eficácia da tecnologia. Isso inclui coletar e analisar dados sobre o processo de contratação para identificar áreas de melhoria, revisar regularmente o feedback dos candidatos e manter-se atualizado sobre novos desenvolvimentos tecnológicos que possam aprimorar o processo de recrutamento e seleção.
Treinar a equipe de RH sobre como usar a tecnologia de forma eficaz. Isso inclui fornecer treinamento sobre como usar o software ou as ferramentas, bem como fornecer orientação sobre como interpretar e agir com base nos dados gerados pela tecnologia.

Aproveite a tecnologia para otimizar tarefas administrativas. Ferramentas de recrutamento como a Applied não se limitam à coleta de dados de candidatos. As empresas podem economizar tempo valioso, cortar custos e focar em uma visão mais ampla, automatizando processos como triagem de currículos, agendamento de entrevistas e envio de comunicações de acompanhamento. A equipe de RH pode se concentrar em tarefas mais estratégicas, como engajamento e avaliação de candidatos, o que, por sua vez, proporciona aquela experiência positiva e tão importante para o candidato!
Em última análise, embora a tecnologia possa ser uma ferramenta poderosa, ela nunca substituirá o elemento humano do recrutamento e seleção - o que é, certamente, uma coisa boa.

Os empregadores agora enfrentam a tarefa de equilibrar a eficiência e a conveniência da tecnologia com a necessidade de interação e comunicação pessoal para proporcionar aos candidatos uma ótima experiência que os diferencie dos demais.

Na JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção, nos esforçamos para alinhar os objetivos de negócios da sua empresa com as melhores estratégias de Aquisição de Talentos disponíveis.  Se quiser saber mais sobre os serviços que oferecemos, não hesite em entrar em contato conosco. 

Compartilhe esse artigo: