Semelhanças entre um empreendedor e um intraempreendedor
Semelhanças entre um empreendedor e um intraempreendedor. Ambos têm uma forte inclinação para o pensamento empreendedor , ou seja, são bons em identificar oportunidades de inovação dentro de suas respectivas organizações e encontrar estratégias eficazes para capitalizá-las. Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudar você.
Ambos possuem fortes habilidades de liderança e resolução de problemas. Empreendedores e intraempreendedores precisam extrair o máximo de suas equipes e ser capazes de motivar, delegar e se comunicar claramente com cada membro da equipe. Isso também exige que eles estejam na vanguarda da resolução de problemas quando eles surgirem.
Ambas exigem um certo nível de adaptabilidade . Tanto empreendedores quanto intraempreendedores não podem ser rígidos em seu pensamento, pois enfrentarão desafios constantes em seus projetos. Eles precisam ser capazes de mudar e se adaptar a quaisquer novos obstáculos que surjam em seu caminho.
Criatividade e inovação são vistas como os principais pontos fortes e semelhanças tanto em empreendedores quanto em intraempreendedores, pois são vistos como a força motriz por trás do projeto, e é responsabilidade deles torná-lo um sucesso.
Persistência é outra característica compartilhada. Começar um negócio ou trabalhar em um para transformar os limites existentes exige inúmeras horas de trabalho, paciência e determinação para que seja um sucesso.
Ambos são vistos como muito confiantes em seus papéis e apaixonados pelo que fazem.
Ambos são vistos como pessoas que gostam de correr riscos . Muitos presumem que apenas o empreendedor possui essa característica, mas os intraempreendedores são contratados justamente para quebrar barreiras e testar novos limites dentro das empresas.
Como esses indivíduos parecem possuir traços de caráter semelhantes, não é incomum que intraempreendedores assumam a posição de empreendedores quando a hora e a ideia são oportunas. O mesmo pode ser dito de um empreendedor que oferece sua expertise a uma empresa em áreas que precisam de mudança e inovação.
As pessoas podem se perguntar quais são as vantagens de ser um intraempreendedor em relação a um empreendedor, e vice-versa. Mas simplesmente não há uma resposta correta para isso, pois ambos oferecem vantagens e desvantagens – depende do que você, como indivíduo, valoriza ou considera mais importante. Vejamos abaixo:
Empreendedorismo: Vantagens e desvantagens
Vantagens de ser um empreendedor:
O negócio é 100% seu! Você teve uma visão e construiu o negócio dos seus sonhos. Ser dono é muito mais do que apenas executar grandes decisões; há um sentimento inerente a isso, enraizado em uma paixão profunda, que não pode ser replicado enquanto se trabalha em uma empresa.
Nunca um momento de tédio! Como empreendedor, cada dia será diferente do anterior. Desde conhecer novos clientes, lidar com investidores, montar sua equipe, etc. – a monotonia de um trabalho normal não será um problema.
Flexibilidade para administrar o negócio como você achar melhor. Se o horário comercial regular não for adequado para você, você pode escolher como, onde e quando quer trabalhar... a escolha é realmente sua!
Agora, vamos dar uma olhada nas desvantagens de ser um empreendedor:
Maior responsabilidade pessoal e risco financeiro. Durante a fase inicial do negócio, você pode esperar lidar com toda a comunicação, finanças, operações, marketing, publicidade e assuntos jurídicos, áreas nas quais você pode não ter experiência anterior. Geralmente, os empreendedores investem uma quantia substancial de seu próprio dinheiro no negócio para que a empresa possa operar, colocando uma enorme pressão financeira sobre as finanças pessoais do empreendedor.
Concorrência de outras empresas que podem ser mais consolidadas que a sua. Ao abrir um negócio, é provável que existam outras empresas que ofereçam um produto ou serviço semelhante. Entrar no mercado pode levar algum tempo e gerar estresse para o negócio.
Jornadas de trabalho mais longas, exigindo grandes sacrifícios e, em última análise, levando a mais estresse pessoal. Abrir um negócio é um processo demorado e com muito estresse. Embora tudo esteja na fase inicial, muitos sacrifícios pessoais terão que ser feitos para tentar tornar o negócio um sucesso a longo prazo. Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você.
Empreendedorismo: Vantagens e desvantagens
Passando para as vantagens de ser um intraempreendedor:
Tudo se resume às vantagens . Como intraempreendedor, você sabe que no final do mês receberá um salário com possíveis grandes vantagens. Intraempreendedores de sucesso são muito valiosos para grandes empresas e são remunerados de acordo.
Baixo risco. As consequências do fracasso de um intraempreendedor em comparação com um empreendedor são menos severas, pois a empresa será capaz de compensar quaisquer custos acumulados. O mesmo não se pode dizer se um empreendedor estivesse na mesma situação.
Uma sensação de estabilidade. Receber um salário fixo e ainda ter a oportunidade de trabalhar em projetos inovadores é a principal vantagem para muitas pessoas.
Desvantagens de ser um intraempreendedor:
Sua ideia/produto/conceito não pertence a você , pertence à sua empresa e sempre pertencerá, então não espere reconhecimento. As recompensas econômicas da sua ideia beneficiarão sua empresa e não necessariamente você financeiramente.
Falta de liberdade . Trabalhando para uma empresa maior, você está sujeito a certas regras e políticas que são estabelecidas para todos os funcionários. Você não é exceção, mas deve trabalhar dentro dos processos da organização.
Conflito dentro da sua equipe. Ao contrário de empreendedores que escolhem sua equipe a dedo, como intraempreendedor você pode não ter a possibilidade de escolher os membros da sua equipe, o que pode resultar em conflitos no ambiente de trabalho caso surjam opiniões divergentes.
Como mencionado, ambas as funções têm prós e contras, e ambas podem resultar em grandes fracassos ou grandes sucessos. Abaixo, analisamos algumas histórias de sucesso de empreendedores e intraempreendedores.
Adi Dassler, da Adidas, iniciou sua carreira como sapateiro no banheiro da casa de sua mãe, em uma pequena cidade na Alemanha, com a visão de produzir o melhor calçado possível para atletas. Essa visão se tornou realidade quando, anos depois, em 1954, a Seleção Alemã venceu a final da Copa do Mundo usando um novo modelo de chuteiras Adidas. Desde então, a Adidas se tornou uma grande marca global, com valor de mercado de bilhões de dólares.
Outra história de sucesso empresarial mais recente é a de Melanie Perkins, do Canva . Depois de se sentir sobrecarregada por softwares de design tão caros e complexos, seu objetivo era criar uma ferramenta de design online acessível e simples, à qual todos pudessem ter acesso sem precisar de nenhuma habilidade em design. E foi assim que o Canva nasceu. Ele tem milhões de usuários e é acessado em mais de 190 países ao redor do mundo.
Considerando os intraempreendedores, um dos melhores exemplos de sucesso em intraempreendedorismo é o Google . Os fundadores da empresa iniciaram um conceito conhecido como "Projeto 20%", no qual aconselhavam os funcionários a dedicar 20% do seu tempo de trabalho ao desenvolvimento de algo que acreditassem ser benéfico para a empresa. Muitas das ideias de maior sucesso do Google, incluindo o "Gmail" e o "Google Notícias", foram criadas internamente por funcionários por meio desse projeto.
Outra grande história de sucesso de intraempreendedores é o McLanche Feliz do McDonald's. Em 1977, um gerente regional de vendas apresentou sua ideia de refeição infantil à gerência, e eles adoraram. A produção começou logo depois e ainda hoje vende milhões em todo o mundo.
As diferenças entre empreendedores e intraempreendedores, suas principais características e qual é o ideal para você. Aprenda sobre empreendedorismo corporativo e empreendedorismo em startups, as vantagens do intraempreendedorismo em relação ao empreendedorismo e vice-versa.
Vamos começar estabelecendo a diferença entre um empreendedor e um intraempreendedor . Um empreendedor é definido como um indivíduo que pega uma ideia ou produto e cria um negócio. Eles são responsáveis pela criação do negócio (empreendedorismo start-up), assumindo riscos financeiros, na esperança de obter lucro. Por outro lado, um intraempreendedor pode ser definido como um indivíduo que se comporta como um empreendedor dentro de um negócio já existente. Eles são funcionários que recebem autoridade e apoio para criar novos produtos ou inovações, lutando pelo sucesso futuro da empresa, mas sem colocar seus próprios recursos pessoais em risco. O intraempreendedorismo também pode ser chamado de empreendedorismo corporativo, pois seus objetivos são impulsionar o crescimento da receita e incentivar a inovação dentro da empresa por meio de pensamentos e ações empreendedoras.
As principais diferenças entre empreendedores e intraempreendedores
- Organização : Empreendedores iniciam seus próprios negócios do zero, enquanto intraempreendedores iniciam iniciativas dentro de empresas existentes.
- Propriedade : Um empreendedor assume a propriedade total de seu negócio, enquanto um intraempreendedor não tem nenhuma.
- Autonomia : Um empreendedor tem controle total de todas as tomadas de decisão, enquanto os intraempreendedores operam dentro de um sistema existente.
- Dependência : Os empreendedores são completamente independentes, enquanto os intraempreendedores são dependentes da empresa em que trabalham.
- Recursos : Um empreendedor precisa obter seus próprios recursos, enquanto um intraempreendedor tem acesso total aos recursos, finanças e pessoal da empresa.
- Risco : Como mencionado anteriormente, os empreendedores assumem todos os riscos e responsabilidades que vêm com a posse do próprio negócio, enquanto para os intraempreendedores o risco é assumido pela empresa em que trabalham.
- Recompensa : Um empreendedor colherá todos os benefícios do sucesso potencial, enquanto que com os intraempreendedores, é a empresa que receberá recompensas financeiras.
Em suma, intraempreendedores e empreendedores são descritos como indivíduos altamente motivados e determinados, com ideias visionárias, que buscam o sucesso. As formas e os processos pelos quais alcançam esse sucesso podem variar, mas os fundamentos permanecem os mesmos. Seja você um intraempreendedor trabalhando em uma grande corporação com recursos ilimitados e uma grande equipe à disposição, ou um empreendedor trabalhando em casa com recursos limitados e pouca ou nenhuma equipe, você pode alcançar o sucesso que tanto almeja. Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!