O estilo de liderança transformacional

O estilo de liderança transformacional

Vamos descrever um pouco mais o que significa o estilo de liderança transformacional . Segundo Bass, ela se caracteriza pela conexão com as necessidades das pessoas por crescimento pessoal, autoestima e autorrealização para atingir um objetivo. Ou seja, por meio da influência que o líder exerce sobre as pessoas, ele busca fazê-las ir além de seus interesses individuais e perseguir objetivos comuns, mesmo que isso signifique deixar suas necessidades básicas em segundo plano. A liderança transformacional , então, busca motivar e incentivar as equipes a participarem ativamente das mudanças necessárias, sensibilizando-as e capacitando-as em relação à missão e à visão da empresa. Tudo isso dentro de um ambiente de trabalho saudável, trabalhando com entusiasmo, dedicação, responsabilidade, produtividade e um forte senso de comprometimento com o alcance das metas organizacionais.

Na JP&F Consultoria, oferecemos serviços de recrutamento e seleção, que incluem uma metodologia de avaliação de competências para cada candidato. Entre em contato conosco para mais informações!

Podemos reconhecer que um líder tem um estilo de liderança transformacional porque, em termos de sua influência sobre os seguidores, ele consegue transformá-los e motivá- los através de - e é assim que Bass descreve - carisma, estímulo intelectual e consideração individual . Daí o termo “transformacional”. Mais tarde, veremos como ela difere claramente da liderança "transacional" (que James Burns também discutiu em sua pesquisa) ao focar na mudança das expectativas, percepções e motivações das pessoas dentro de uma organização para atingir um objetivo comum, já que, novamente, não é uma transação entre duas pessoas, mas sim uma transformação alcançada por meio de outras.

Em suma, o estilo de liderança transformacional se concentra nas necessidades de crescimento das pessoas e as inspira a trabalhar pelo bem comum , impulsionando assim o desenvolvimento individual e coletivo.

Há muitas características que tentam descrever melhor esse estilo de liderança. No entanto, pensei que seria útil categorizá-los para enfatizar as áreas que mais distinguem um líder que aplica esse método de gestão de equipe.

Vamos começar, é claro, pelo fato de que esse líder geralmente tem uma personalidade envolvente, é carismático, um bom orador e comunicador, tem excelentes habilidades para estimular o intelecto e a criatividade e é capaz de ouvir ativamente seus funcionários. Então, dependendo do que ele projeta e alcança, essas seriam as áreas em que ele se destaca:

Motivação e inspiração:

  • Incentiva a criatividade e a busca por novas soluções.
  • Transmite paixão e comprometimento com a organização.
  • Estabeleça metas desafiadoras e inspiradoras.
  • Serve como modelo e admiração.
  • Comunique uma visão clara e convincente do futuro.
  • Motiva e capacita os membros da equipe.

Desenvolvimento e bem-estar:

  • Oferece atenção personalizada a cada funcionário.
  • Promove aprendizagem e atualização contínuas.
  • Ele se preocupa com o desenvolvimento pessoal e profissional.
  • Buscar a satisfação e a motivação dos funcionários.

Trabalho em equipe e colaboração:

  • Valorize as ideias e a colaboração dos outros.
  • Incentiva o pensamento independente e a iniciativa.
  • Ela enfatiza a união do grupo e o trabalho em equipe.
  • Estabelece uma ética de trabalho proativa e respeitosa.

Transformação:

  • Implemente mudanças positivas e constantes.
  • Ele está disposto a desafiar o status quo e promover melhorias.
  • Adapta-se a novas ideias e situações.

Quais componentes a liderança transformacional possui?

Em seus primeiros estudos em 1985, Bass definiu líderes transformacionais principalmente em termos de seu efeito sobre seus seguidores , identificando o seguinte: confiança, admiração, lealdade e respeito. Para isso, ele os chama de “componentes” e os desenvolve descrevendo como o líder age e em que tipo de comportamento isso se traduz exatamente. Assim, resume-se em 4 desses componentes ou efeitos:

  1. Estimule a curiosidade intelectual

Isso significa evitar a atitude de "sempre foi feito assim"; Em vez disso, eles buscam encorajar as pessoas a questionar o status quo, desafiando as suposições até mesmo dos mais experientes e promovendo essa mentalidade crítica em suas equipes. Isso envolve promover a busca por novas experiências, oportunidades e abordagens inovadoras. Ela também busca eliminar o medo do fracasso, capacitando os funcionários a aprender constantemente, explorar oportunidades e agir proativamente, em vez de se limitarem ao pensamento convencional.

  1. Cultive a consideração individual:

Bass se referiu a esse efeito como a integração da cultura organizacional com as necessidades individuais, dando aos funcionários um senso de pertencimento aos objetivos da empresa e autonomia em seu trabalho. Ou seja, não impor ideias de cima para baixo e depois deixar os funcionários entregues à própria sorte. Em vez disso, demonstre preocupação com o desenvolvimento profissional de cada membro da equipe e promova relacionamentos positivos, o que se traduz em manter uma comunicação aberta, atender às necessidades individuais, fornecer orientação e reconhecer as contribuições únicas de cada pessoa.

  1. Desperte a motivação inspiradora:

Esse efeito se baseia na transmissão de uma visão atraente e significativa que os seguidores internalizam para adotar o objetivo de alcançá-la como seu. É inspirador através do exemplo. Portanto, os líderes transformacionais exigem um alto nível de comprometimento e expectativas de si mesmos e depois modelam isso para seus funcionários e para a organização como um todo. Suas ações inspiram em seus seguidores a mesma paixão que eles sentem por um projeto, uma meta ou pela visão geral da organização. Os funcionários adquirem um forte senso de propósito e uma "mentalidade de missão" para atingir seus objetivos.

Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!

  1. Forjando uma influência idealizada:

Como mencionado acima, a melhor maneira de inspirar os funcionários é ser um modelo positivo. Líderes transformacionais servem como modelos em todos os aspectos para suas equipes. Isso inclui modelar um comportamento ético e socialmente responsável, manter o comprometimento com as metas de trabalho e demonstrar entusiasmo pela estratégia da empresa. A base dessa influência é a confiança e o respeito. Líderes que desenvolveram influência idealizada têm a confiança e o respeito de seus funcionários para tomar decisões acertadas, não apenas "para o bem da organização", mas para o bem da equipe e de cada indivíduo. Com essa confiança, os funcionários se tornam seguidores que buscam imitar seus líderes e internalizar seus ideais.

Esses quatro componentes foram apenas o começo de um modelo muito mais complexo que Bass introduziu anos depois e que queríamos descrever no próximo ponto ao falar sobre as dimensões da liderança transformacional.

Na JP&F Consultoria, oferecemos serviços de recrutamento e seleção, que incluem uma metodologia de avaliação de competências para cada candidato. Entre em contato conosco para mais informações!

Compartilhe esse artigo: