Por que meu currículo está sendo rejeitado?

Por que meu currículo está sendo rejeitado?

Você está se candidatando a inúmeras vagas de emprego on-line por meio de portais de empregos na JP&F, mas não recebe nenhuma ligação para agendar uma entrevista? Você já se perguntou por que isso pode estar acontecendo? É provável que eles estejam rejeitando seu currículo.

Mesmo que seu currículo seja bem elaborado, ele pode não passar pelos sistemas de rastreamento de candidatos (ATS) que as empresas usam para digitalizar seus processos de recrutamento.

Hoje em dia, a maioria das empresas usa sistemas de triagem automatizados para eliminar candidatos. Se o seu currículo não contiver os elementos que esses sistemas procuram, mesmo que você seja um profissional altamente qualificado, você será automaticamente descartado.

Esses sistemas de filtragem beneficiam não apenas as empresas, mas também os candidatos. Se a empresa determinar que você não compartilha seus valores ou que você não mora na área geográfica necessária, você pode não se encaixar bem na organização e acabar deixando o cargo após os três primeiros meses.

Entender como os ATSs funcionam e adaptar seu currículo para atender aos critérios deles pode aumentar significativamente suas chances de ser chamado para uma entrevista. Pesquise e adapte seu currículo às especificidades de cada vaga para maximizar suas chances de sucesso.

Ofertas com centenas de candidatos

Além de ter que navegar pela tecnologia, você precisa ter em mente que seu currículo estará competindo com o de outros candidatos que se candidataram à mesma vaga. Isso significa que você não deve apenas incluir as palavras-chave certas , mas também deve mostrar claramente que tipo de profissional você é, quais conquistas você alcançou e quais são suas habilidades.

Seu currículo deve ser cuidadosamente elaborado para passar pelas etapas iniciais de triagem.

Depois que seu CV for filtrado pelo software e revisado pela equipe de recrutamento, talvez você precise fazer um teste de conhecimentos para avançar para a próxima etapa.

Todos esses filtros ajudam as empresas a descartar perfis que não atendem às suas necessidades, evitando assim a contratação de pessoas que podem não ser adequadas para a empresa a longo prazo.

Enviei meu currículo e ainda não recebi resposta.

A maioria das pessoas que se candidatam a uma vaga querem receber uma resposta sobre sua candidatura em até 48 horas.

Até recentemente, a maioria das empresas não respondia aos candidatos, e os candidatos sabiam que tinham sido rejeitados simplesmente porque nunca recebiam nada das empresas.

Essa situação começou a mudar. Muitas empresas agora respondem aos candidatos em todas as etapas do processo de seleção. Dessa forma, as pessoas podem saber se têm ou não chances de conseguir o emprego e podem decidir se continuam procurando novas oportunidades ou aguardam mais informações sobre o andamento da sua candidatura.

Essa comunicação constante com as empresas permite que os candidatos acompanhem todas as suas candidaturas de forma mais eficaz e evita mal-entendidos na primeira chamada.

A primeira chamada do processo seletivo

Depois de passar por todos os filtros iniciais, é hora de encarar o primeiro chamado. Pode ser uma entrevista por telefone ou uma videoconferência, onde serão feitas algumas perguntas para determinar se você avança no processo de seleção.

Nessa fase, muitas pessoas cometem erros, como perguntar: "De qual empresa você está ligando? Já me candidatei a muitas". A resposta correta seria: "Com licença, você poderia repetir o nome da empresa de onde está ligando?" Isso permite que você verifique sua lista de inscrições na sua área pessoal do Computrabajo para identificar rapidamente a vaga.

Se essa parte do processo correr bem, o próximo passo geralmente é uma entrevista pessoal. Nesta entrevista, o objetivo é avaliar suas habilidades e experiência e ver se você se encaixaria na equipe.

As empresas estão tentando evitar vieses subjetivos durante entrevistas presenciais. Por isso, eles começaram a implementar entrevistas estruturadas, nas quais as mesmas perguntas são feitas a todos os candidatos, independentemente de sexo, religião ou idade. Isso garante um processo mais justo e equitativo para todos os candidatos.

Como evitar que seu currículo seja rejeitado

1. Escreva um currículo otimizado
O primeiro passo é escrever um currículo adequado à tecnologia utilizada pelas empresas. Isso significa que você precisa considerar palavras-chave, certificar-se de que sejam legíveis e incluir todas as informações profissionais necessárias para demonstrar que você é a pessoa certa para o trabalho.

2. Pesquise a empresa
É essencial pesquisar a empresa para saber se você realmente quer trabalhar lá. Com mais experiência no mundo do trabalho, você perceberá a importância dessa pesquisa. Se você não compartilha os mesmos valores da empresa ou se ela tem uma má reputação, você provavelmente não vai querer passar nem um segundo trabalhando lá.

Escolha a vaga e a empresa com cuidado. Não se candidate para tudo; Faça uma lista do que uma organização deve ter para ser considerada o lugar certo para desenvolver sua carreira profissional.

3. Responda aos testes e questionários
Responda aos testes e exames que a empresa solicitar. Não pense que eles desconfiam do seu conhecimento; Esses testes permitem que os recrutadores conheçam seu nível e habilidades, além de facilitar uma seleção com base em dados objetivos.


4. Prepare-se bem para a entrevista
Por fim, prepare-se para a entrevista. Reveja as perguntas comuns que eles costumam fazer, estabeleça os pontos que você quer abordar sobre sua vida profissional e sempre cuide da sua comunicação não verbal.

Esta também é sua oportunidade de perguntar o que quiser sobre o cargo, detalhes do trabalho, suas metas para o primeiro ano e os benefícios que a empresa oferece.

Seguindo esses passos, você estará mais bem preparado para o processo de seleção e aumentará suas chances de conseguir o emprego desejado.

E nesse processo todo, em que momento falamos de salário? As empresas devem comunicar os salários no início do processo de seleção para evitar que os candidatos se recusem a aceitar os termos oferecidos depois de terem dedicado tempo e recursos.

Se você encontrar empresas que não mencionam o salário durante todo o processo, o melhor momento para perguntar é durante a primeira entrevista pessoal, logo quando eles perguntarem se você tem alguma dúvida. Lembre-se de que fazer perguntas, desde que sejam feitas educadamente, não deve encerrar o processo de seleção.

Agora que você sabe como as empresas funcionam, será muito mais fácil se adaptar às necessidades delas e adaptar seu currículo e processo de inscrição para passar pelas etapas iniciais do processo seletivo.

Considere a tecnologia, o tempo que os recrutadores gastarão para conhecê-lo e gerencie as ferramentas à sua disposição para navegar com sucesso no processo de seleção.

Não se trata de mentir, pois isso só tornará mais difícil para você encontrar um emprego. Trata-se de mostrar o melhor de si, adaptando-se às reais necessidades da empresa e sua forma de trabalhar para encontrar o profissional certo.

Compartilhe esse artigo: